Contrariando executiva, PDT gaúcho libera filiados para voto no 2º turno

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

O PDT do Rio Grande do Sul liberou nesta quarta-feira (9) seus filiados para o segundo turno das eleições. A decisão, tomada em votação no diretório estadual do partido, contraria o indicativo de apoio ao candidato do PMDB, José Ivo Sartori, assinado pela executiva estadual do partido na segunda-feira (7).

Por 77 votos a 52, os pedetistas decidiram por se manter neutros na disputa entre Sartori e o atual governador do Estado, Tarso Genro (PT). No primeiro turno, o nome do PDT ao governo, Veira da Cunha, ficou em quarto lugar, fazendo 4,27% (263 mil votos). Durante toda a campanha, o candidato foi um dos que mais bateu em Tarso nos debates.

A neutralidade, entretanto, é explicada pelo presidente da sigla e deputado federal eleito, Pompeo de Mattos, como posição digna da consolidação da força que o partido demonstrou nesta eleição. O PDT ampliou sua bancada estadual, manteve a federal e elegeu um senador - o jornalista Lasier Martins. O posicionamento entre um ou outro candidato racharia a legenda - que possui núcleos próximos do PMDB e do PT.

A pauta votada durante a noite determina ainda que nenhum filiado assuma participação "ostensiva" na campanha de qualquer candidato, evitando subir em palanques e aparições nos programa de TV.

A coligação que lançou a candidatura da senadora Ana Amélia Lemos (PP) ao governo do Rio Grande do Sul já anunciou que vai apoiar Sartori no segundo turno. Os partidos PP, PSDB, SD e PRB anunciaram a decisão no início da tarde desta terça-feira (7).

Fonte: TSE

Eleições 2014 no Rio Grande do Sul
Eleições 2014 no Rio Grande do Sul

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos