Candidato ao governo do RS pelo PMDB, Sartori anuncia apoio a Aécio

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

  • Luiz Chaves

    José Ivo Sartori, o candidato do PMDB ao governo do RS

    José Ivo Sartori, o candidato do PMDB ao governo do RS

O candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, anunciou na manhã desta quinta-feira (9) que apoia Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições presidenciais. O comunicado foi feito durante encontro do partido, em um hotel, em Porto Alegre.

Sartori encerrou o primeiro turno em primeiro lugar, com 40,4% dos votos, à frente do atual governador e candidato à reeleição Tarso Genro (PT), com 32,6%. No plano nacional, o PMDB está com a presidente Dilma Rouseff (PT), de quem o peemedebista Michel Temer é vice.

Entretanto, segundo o próprio Sartori, ao ser informado sobre o apoio da legenda gaúcha a Aécio, Temer disse que a escolha era do próprio candidato a governador.

No primeiro turno, Sartori apoio Marina Silva (PSB). De terceiro nas pesquisas, o ex-prefeito de Caxias do Sul --um dos maiores colégios eleitorais do RS-- surpreendeu, acabando à frente de todos no primeiro turno. Em sua coligação "O Novo Caminho para o Rio Grande", fazem parte, além de PMDB e PSB, PSD, PPS, PHS, PTdoB, PSL e PSDC. 

"Com a mesma naturalidade que apoiamos o Eduardo Campos e depois a Marina Silva, anuncio que a coligação O Novo Caminho para o Rio Grande vai apoiar Aécio Neves", discursou Sartori para correligionários nesta manhã.

Terceira colocada do primeiro turno no RS, a senadora Ana Amélia Lemos (PP) também contraria a direção nacional do seu partido e, desde o início das eleições, foi o palanque de Aécio no Estado.

Fonte: TSE

PDT libera filiados

Na noite dessa quarta-feira, o PDT gaúcho surpreendeu o cenário eleitoral do Rio Grande do Sul ao liberar seus filiados para o segundo turno das eleições em âmbito estadual. A decisão contraria o indicativo de apoio a Sartori assinado pela executiva na segunda-feira.  

Por 77 votos a 52, os pedetistas decidiram por se manter neutros na disputa entre Sartori e Tarso. A neutralidade, entretanto, é explicada pelo presidente da sigla e deputado federal eleito, Pompeo de Mattos, como posição digna da consolidação da força que o partido demonstrou nesta eleição. 

O PDT ampliou sua bancada estadual, manteve a federal e, depois de seis décadas, elegeu um senador. O posicionamento entre um ou outro candidato racharia a legenda - que possui núcleos próximos do PMDB e do PT.

A pauta votada nessa noite determina ainda que nenhum filiado assuma participação "ostensiva" na campanha de qualquer candidato, evitando subir em palanques e aparições nos programa de TV.

Eleições 2014 no Rio Grande do Sul
Eleições 2014 no Rio Grande do Sul

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos