Luciana Genro pede para eleitor do PSOL não votar em Aécio

Do UOL, em São Paulo

  • Yasuyoshi Chiba/AFP

    Luciana Genro (PSOL), que perdeu a disputa pela Presidência da República

    Luciana Genro (PSOL), que perdeu a disputa pela Presidência da República

O PSOL, partido da candidata derrotada no primeiro turno Luciana Genro, divulgou nota nesta quarta-feira (8) pedindo que seus militantes não votem em Aécio Neves (PSDB). O partido, no entanto, optou por tampouco endossar a candidatura de Dilma Rousseff (PT).

"Entendemos que Aécio Neves, o seu PSDB e aliados são os representantes mais diretos dos interesses da classe dominante e do imperialismo na América Latina. O jeito tucano de governar, baseado na defesa das elites econômicas e nas privatizações - com a corrupção daí decorrente -, significa um verdadeiro retrocesso", diz o documento.

O texto recomenda que "eleitores do PSOL não votem em Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais" e conclui dizendo que "não é cabível qualquer apoio de nossos filiados à sua candidatura".

Dilma

A nota divulgada pelo partido também destaca que o governo de Dilma "está distante do desejo de mudanças que tomou as ruas no ano passado" e que "se a presidente vencer o segundo turno, o PSOL seguirá como oposição de esquerda". 

No documento, a petista é criticada por atuar "contra as bandeiras mais destacadas de nossa campanha, como a taxação das grandes fortunas, a revolução tributária que taxe os mais ricos e menos os trabalhadores, a auditoria da dívida pública, a criminalização da homofobia e a defesa do casamento civil igualitário e uma nova política de segurança pública que acabe com a 'guerra às drogas'". 

Marina

A nota também faz críticas à terceira colocada no primeiro turno, Marina Silva, dizendo que sua "provável capitulação à candidatura tucana demonstra a sua incapacidade de representar legitimamente o desejo de mudanças expresso nas ruas", o que "comprova que a 'nova política' não pode ser um atributo daqueles que aderem tão rapidamente ao retrocesso".

Marina anunciou que apenas na quinta-feira divulgará se vai apoiar algum candidato. Mas, segundo o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), vice da candidata, 28 dos 34 parlamentares eleitos pelo partido querem se aliar ao tucano.

'Uma ova'

Durante a campanha Genro teve duas discussões com Aécio Neves durante debates na TV: no primeiro ela reagiu a um comentário do tucano que havia dito que o PSOL era "linha auxiliar" do PT. "Linha auxiliar uma ova!", afirmou a candidata.

Em outro embate entre os dois, ela interrompeu Aécio, que lhe dirigia uma pergunta com dedo em riste: "Não levante o dedo para mim!", disse ela.

Genro ficou em quarto lugar na disputa do primeiro turno, com 1,75% dos votos ou 1,6 milhão de eleitores.

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos