Aécio vira "mestre de cerimônia" ao receber apoio de mais de 100 políticos

Vinícius Segalla

Do UOL, em Brasília

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, recebeu na tarde desta quarta-feira (8), no Memorial JK, em Brasília, o apoio de mais de cem políticos de todo o Brasil, no primeiro grande ato político da campanha no segundo turno.

O tucano comandou o evento de cima do palanque do memorial, que ficou pequeno para tantos políticos. Uma a uma, Aécio foi chamando as lideranças dispostas a apoiá-lo. Os nomes que mais geraram aplausos foram aqueles que passam somente agora, no segundo turno, a compor as trincheiras aecistas.

Anna Christina Kubitschek, neta do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que enterrado no memorial, abriu a cerimônia, declarando apoio ao tucano. "Somos netos de grandes políticos, e como eles temos grandes responsabilidades. Sei que você, Aécio, está à altura dessas responsabilidades."

Entre esses, está o candidato derrotado a presidente Eduardo Jorge (PV), que fez o mais longo discurso entre os presentes. Enquanto a maioria dos políticos, atendendo a um pedido do próprio Aécio, foram curtos em suas mensagens, Jorge fez um discurso de mais de dez minutos, onde misturou críticas e elogios a Aécio, ao PSDB, a Dilma Rousseff (PT) e ao PT, mas principalmente defendeu as bandeiras de seu próprio partido.

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

No fim de sua fala, explicou que é a questão da sustentabilidade ambiental que fez com que seu partido escolhesse apoiar Aécio. Segundo o candidato derrotado, "o PT é o partido do petróleo".

 

Entre as outras lideranças que agora embarcam na campanha tucana estão o governador eleito de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), o candidato derrotado a presidente Pastor Everaldo (PSC) e o senador Jarbas Vasconcellos (PMDB).

O último a tomar a palavra foi o governador reeleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que chamou Aécio de "o presidente de vários sotaques, aquele que vai unir o Brasil".

Foi só depois da fala de todos os apoiadores que o candidato tucano fez seu discurso. Nele, repetiu o que vem dizendo desde o resultado do primeiro turno foi anunciado: que, agora, ele não é mais o candidato do PSDB, mas sim o candidato de todos aqueles que querem mudança.

"Estou pronto para fazer uma campanha política à altura do que merece o país, apesar das estratégias do nosso adversário. Responderei a cada ataque com uma proposta, para melhorar a saúde dos brasileiros, para melhorar a educação dos brasileiros, para reduzir a criminalidade. Agora, todos os companheiros que estão aqui, somos um só projeto, somos uma só força", disse o tucano.


 

O que disseram os políticos em apoio a Aécio Neves (PSDB)
  • Pastor Everaldo (PSC-SP)
    "Aécio Neves vai ser eleito e não vai acabar com o Bolsa-Família. Aécio Neves tem comprometimento com os pobres. Meu nome agora é Aécio Neves"
  • Eduardo Jorge (PV-SP)
    "Muito cômodo seria se omitir e não tomar posição. O PV toma posição. Fomos comparar nosso programa com os programas dos dois candidatos que restaram. A questão do desenvolvimento sustentável fez a diferença. A proteção das bacias, dos rios brasileiros, das florestas. Nesse ponto, estamos mais próximos ao PSDB. Porque o PT é um partido atolado no século 20, é o partido do petróleo"
  • Beto Richa (PSDB-PR)
    "Saio daqui hoje ainda mais animado, na certeza que podemos e vamos ganhar a eleição, com Aécio presidente"
  • Geraldo Alckmin (PSDB-SP)
    "Vamos multiplicar a sua voz em São Paulo, multiplicar a sua luta e a sua mensagem. O que está acontecendo aqui em Brasília vai acontecer no Brasil inteiro. Aécio é o presidente dos vários sotaques, o presidente que vai unir o Brasil"
  • José Serra (PSDB-SP)
    "A eleição de Aécio é possível, é provável, mas, acima de tudo, é necessária para o Brasil. O PT transformou a lambança e o loteamento de cargos em método de governo. Temos o dever de eleger o Aécio e, junto com ele, reconstruir o Brasil."
  • Simão Jatene (PSDB-PA)
    "Quero agradecer a cada brasileiro que nos permitiu nos reencontrar com o próprio povo brasileiro, que vai fazer Aécio presidente"
  • Paulinho da Força (SD-SP)
    "Vamos enfrentar uma turma que destruiu a indústria nacional, que trouxe a inflação, que destruiu a nossa Petrobras, destruiu o setor elétrico, não só por incompetência, mas por roubalheira generalizada. Por isso, agora é hora de ir para as ruas, enfrentar essa gente que quebrou o Brasil"
  • José Luiz Penna (PV-SP)
    "Trago aqui a decisão do PV de apoiar aquele que carrega o desejo de mudança. Agora, esta pessoa é Aécio Neves."
  • Ana Amélia (PP-RS)
    "A eleição de Aécio Neves vai devolver o Brasil aos brasileiros. O Brasil foi entregue a um partido político sem escrúpulos, mas, agora, Aécio Neves será eleito pelos gaúchos e pelas gaúchas para trazer a decência de volta ao Brasil"
  • José Agripino Maia (DEM-RN)
    "O povo acordou e entendeu que o melhor para mudar o Brasil se chama Aécio Neves"
  • Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM)
    "O país diz claramente 'não!' ao governo da corrupção, a Dilma e a tudo o que o PT representa. Já sabemos que o Brasil escolheu a decência, escolheu Aécio Neves"
  • Tasso Jereisatti (PSDB-CE)
    "Nesta eleição, estamos decidindo se vamos manter o Brasil no hall dos países atrasados, ou se vamos colocar o Brasil entre os países modernos e desenvolvidos"
  • ACM Neto (DEM-BA)
    "Estamos aqui para unir o Brasil. Os aliados de primeira ordem e aqueles que se somam neste segundo turno. Quero dizer que não existe o Brasil do Norte, do Sul, do Sudeste, do Nordeste. O Nordeste vai se unir ao Sudeste, e ao Sul e ao Centro-Oeste para eleger Aécio Neves presidente do Brasil"
  • Marconi Perillo (PSDB-GO)
    "Abaixo a inflação, a indecência e a corrupção, Aécio é a solução"
  • Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE)
    "Votei em Marina Silva (PSB), ajudei Marina a ganhar em Pernambucano. Mas, agora, sou um dissidente no PMDB, estou ao lado da ética, da decência e da correção"
  • Roberto Freire (PPS-SP)
    "Quando o PPS decidiu participar da eleição, tinha um objetivo muito claro: queríamos proporcionar um segundo turno à eleição. Fomos vitoriosos nesta missão. Agora, não podemos deixar de prestar o apoio a Aécio Neves"
  • Antonio Anastasia (PSDB-MG)
    "Brasileiros, de Minas já saíram muitos grandes nomes para dirigir o Brasil. Agora, estamos oferecendo o que Minas tem de melhor: Aécio Neves"
  • Pedro Taques (PDT-MT)
    "Quero dizer que eu amo o meu partido, o PDT, mas amo muito mais o Brasil, por isso estou aqui hoje. Temos a responsabilidade de fazer um Estado mais honesto, que não roube, não deixe roubar e que prenda quem rouba. Quero dizer também que conversei com o senador eleito Cristovam Buarque (PDT-DF), e ele também apóia Aécio"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos