TRE do Acre registra 36 ocorrências e 12 pessoas são presas no Estado

Luciano Nascimento

Da Agência Brasil

O TRE-AC (Tribunal Regional Eleitoral do Acre) divulgou nesta segunda-feira (6) o balanço das ocorrências na votação do primeiro turno. No total, 36 ocorrências foram registradas e 12 pessoas, presas por suspeita de crimes eleitorais como boca de urna, compra de votos, propaganda e transporte irregular de eleitores. Entre as pessoas presas duas eram candidatas.

Das mais de 1.600 urnas usadas durante o pleito no estado, 11 precisaram ser substituídas devido a problemas no teclado e horários errados no visor da máquina.

O presidente do TRE-AC, desembargador Adair Longuini, também falou sobre os atrasos na votação desse domingo (5). Na capital Rio Branco, mesmo após o término do horário oficial para o encerramento das eleições, muitos eleitores ainda aguardavam nas filas das seções para votar.

Eleições 2014 no Acre
Eleições 2014 no Acre

Longuini atribuiu o atraso à votação no sistema biométrico. Segundo ele, tanto eleitores quanto mesários tiveram dificuldades no manuseio do novo sistema. "Este é o primeiro pleito que estamos realizando com o sistema biométrico, estamos aprendendo e vamos tirar experiência disso. Além disso, tivemos seções muito cheias, com muitos eleitores, o que contribuiu para a demora", disse Longuini que apesar dos contratempos classificou as eleições no estado de tranquilas.

O resultado das eleições no Acre foi divulgado às 23h10 (horário de Brasília). Com 100% das urnas apuradas, o resultado confirmou o segundo turno. A disputa no Acre fica entre os candidatos Tião Viana do PT e Marcio Bittar do PSDB. Com a totalização dos votos, o resultado foi o seguinte: Tião Viana (PT), com 49,73% dos votos, Marcio Bittar (PSDB), 30,10%, Bocalom (DEM), com 19,61%, e Antonio Rocha (PSOL), com 0,56%.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos