Luciana Genro fica em quarto lugar e PSOL elege 5 deputados na Câmara

Do UOL, em São Paulo

  • Ddida Sampaio/Estadão Conteúdo

    A candidata à Presidência da República pelo PSOL, Luciana Genro, vota em Porto Alegre (RS)

    A candidata à Presidência da República pelo PSOL, Luciana Genro, vota em Porto Alegre (RS)

A candidata à Presidência da República Luciana Genro (PSOL) teve 1,6 milhão de votos nas eleições deste domingo (5), cerca de 1,55% do total. O segundo turno será disputado entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), que superou Marina Silva (PSB) na reta final.

Entre os candidatos considerados "nanicos", Luciana foi a única com mais de 1% dos votos e também a única a bater a marca de um milhão de votos.

Pastor Everaldo (PSC) teve 0,75% dos votos, seguido por Eduardo Jorge (PV), com 0,61%, e Levy Fidelix (PRTB), com 0,43%. Zé Maria (PSTU) teve 0,09% dos votos; Eymael (PSDC) teve 0,06%; Mauro Iasi (PCB), 0,05%; e Rui Costa Pimenta (PCO), 0,01%.

Além do quarto lugar de Luciana na disputa presidencial, o PSOL também aumentou sua bancada na Câmara dos Deputados de três para cinco deputados. No Senado, a sigla não conseguiu eleger nenhum novo senador. E, nos Estados, 13 deputados estaduais foram eleitos pela legenda.

Em entrevista após a votação, Luciana disse que estuda apoiar a presidente Dilma, candidata à reeleição, no segundo turno.

Nanicos na Câmara

Entre os partidos "nanicos" com candidatos a presidente, o PSC foi o que teve melhor desempenho na Câmara: elegeu 12 deputados federais, seguido pelo PV, que obteve oito cadeiras.

O PRTB elegeu um deputado. O PSDC de Eymael conseguiu duas vagas na Câmara.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos