Amazonas tem a disputa mais apertada para governador; PE, a mais folgada

Do UOL, em São Paulo

O Amazonas teve a disputa mais apertada no país para o cargo de governador estadual: Eduardo Braga (PMDB) teve 43,15% dos votos contra 43,04% do atual governador, José Melo (Pros). A diferença entre eles foi de apenas 1.907 votos (ou 0,12%) e a eleição terá segundo turno

Na contramão, Pernambuco foi o Estado com a disputa menos apertada, com Paulo Câmara (PSB) sendo eleito já no primeiro turno com 68,08% dos votos, o percentual de votos mais alto conquistado por um candidato ao cargo estadual, contra 31,07% de Armando Monteiro (PTB).

Braga tinha chance de vencer ainda no primeiro turno, mas Melo conseguiu avançar mesmo sob ameaça de ter a candidatura cassada pela Justiça Eleitoral. Durante a campanha, a animosidade mútua ficou evidente com intensa troca de acusações e acabou virando batalha jurídica. As duas coligações entraram com 215 ações, recursos, liminares e representações no TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), uma contra a outra, em apenas dois meses e meio de campanha. A maioria dos processos se refere a propagandas irregulares e ao uso indevido do horário eleitoral gratuito.

Eleições 2014 no Amazonas
Eleições 2014 no Amazonas

Em Pernambuco, Câmara protagonizou uma virada histórica. A melhora do pessebista nas intenções de voto começou após a morte de Eduardo Campos, em agosto, em um acidente aéreo durante a campanha presidencial.

Desde junho, Monteiro Neto liderava as pesquisas. Após a morte de Campos, Câmara chegou a subir 18 pontos percentuais de um levantamento para o outro, tirando ainda cinco pontos das intenções de voto do senador petebista e ex-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

As participações da viúva de Campos, Renata, e de seus filhos durante a campanha ajudaram a elevar os índices de Câmara. A família tenta preservar a herança política do ex-governador Miguel Arraes, de quem Eduardo Campos era neto, para lançar futuramente João Campos como candidato. O filho de Eduardo e Renata já participava ativamente da campanha do pai e despontou como figura decisiva nos palanques pernambucanos após o acidente.
Eleições 2014 em Pernambuco
Eleições 2014 em Pernambuco

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos