Votação é encerrada em 20 Estados e no Distrito Federal

Do UOL, em Brasília

A votação do primeiro turno das eleições 2014 foi encerrada às 17h (horário de Brasília) deste domingo (5) em 20 Estados e no Distrito Federal. Ainda faltam seis Estados para terminar a votação.

São eles: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

No Distrito Federal, segundo a assessoria de imprensa do TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal), 138 urnas tiveram problemas técnicos devido a identificação biométrica. Nestes locais as urnas tiveram que ser substituídas, causando atrasos na votação. Os eleitores que chegaram antes das 17h receberam senhas e poderão votar mesmo depois do fim oficial da votação. A previsão do Tribunal é de que até às 18h30 todos já tenham conseguido registrar seus votos.

Às 18h (horário de Brasília), as seções eleitorais serão fechadas no Amazonas, no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, em Roraima e em Rondônia, que estão a uma hora de diferença do fuso horário oficial.

O último Estado do país a fechar as urnas será o Acre, que encerra o processo às 19h (horário de Brasília), pois está a duas horas de diferença do horário oficial. A partir daí, a votação está encerrada em todo o país e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) dará início à totalização.

No entanto, a votação pode sofrer atrasos caso ocorram falhas técnicas e urnas quebradas tenham de ser substituídas ou se ao final do horário de votação eleitores ainda estejam aguardando em filas.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos