Votação acaba em 25 Estados e no DF; Acre ainda tem urnas abertas

Do UOL, em Brasília

Às 18h (horário de Brasília) deste domingo (5), a votação do primeiro turno das eleições 2014 foi finalizada em mais cinco Estados, totalizando 26 unidades da federação com a votação concluída. As seções eleitorais foram fechadas em Amazonas, no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, em Roraima e em Rondônia, que estão a uma hora de diferença do fuso horário oficial.

Há uma hora, outras 21 unidades da federação já haviam encerrado a votação: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo Goiás, Maranhão,Minas Gerais, Pará,Paraíba,Paraná,Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro,Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul,Santa Catarina,São Paulo,Sergipe e Tocantins, além do DF.

O último Estado do país a fechar as urnas será o Acre, que encerra o processo às 19h (horário de Brasília), pois está a duas horas de diferença do horário oficial. A partir daí, a votação está encerrada em todo o país e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) dará início à totalização.

No entanto, a votação pode sofrer atrasos caso ocorram falhas técnicas e urnas quebradas tenham de ser substituídas ou se ao final do horário de votação eleitores ainda estejam aguardando em filas.

No Distrito Federal, segundo a assessoria de imprensa do TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal), 138 urnas tiveram problemas técnicos devido a identificação biométrica. Nestes locais as urnas tiveram que ser substituídas, causando atrasos na votação.

Os eleitores que chegaram antes das 17h receberam senhas e poderão votar mesmo depois do fim oficial da votação. A previsão do Tribunal é de que até às 18h30 todos já tenham conseguido registrar seus votos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos