Tião Viana (PT) e Márcio Bittar (PSDB) vão ao 2º turno no AC

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook

    Os candidatos a governador do Acre, Tião Viana (PT), ao lado da mulher, Marlúcia Cândida; e Márcio Bittar (PSDB)

    Os candidatos a governador do Acre, Tião Viana (PT), ao lado da mulher, Marlúcia Cândida; e Márcio Bittar (PSDB)

O atual governador, Tião Viana (PT), 53, vai ao segundo turno no Acre com o candidato Márcio Bittar (PSDB), 51. Com 100% das urnas apuradas, o petista obteve 49,7% dos votos válidos e ficou muito perto da vitória já no primeiro turno. Já o tucano terminou com 30,1%.

Na disputa pelo Senado, o deputado federal Gladson Cameli (PP) foi eleito com 58,4% dos votos.

Fonte: TSE

Ao longo da campanha, Bittar teve uma disputa acirrada com o candidato Tião Bocalom (DEM), 61, pela outra vaga no segundo turno, enquanto Viana liderou com folga as pesquisas de opinião do Ibope.

No último levantamento, Bittar e Bocalom obtiveram ambos 33% das intenções de voto. Em setembro, porém, a diferença entre os dois chegou a seis pontos percentuais: Bocalom estava à frente, com 25%, e Bittar alcançava na época 19%.

Caso Tião Viana seja reeleito, o PT pode completar 20 anos no comando do Estado. O partido está no poder desde 1999, quando o irmão de Tião, Jorge Viana, se tornou governador. Jorge seria reeleito, completando oito anos na chefia do Executivo estadual (1999-2007). Binho Marques (2007-2011) e Tião (2011-2014) foram seus sucessores.

Tião Viana seguiu seu partido e apoiou a campanha da petista Dilma Rousseff, mas, por ser amigo pessoal de Marina Silva (PSB), evitou comentários sobre a candidata ao longo das eleições. No Estado natal de Marina Silva, a candidata à presidente do PSB não foi representada por nenhum dos candidatos a governador no Acre.

Eleições 2014 no Acre
Eleições 2014 no Acre

Sebastião Afonso Viana Macedo Neves é formado em medicina. É filho do ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado Wildy Viana e sobrinho do ex-governador do Acre Joaquim Macedo. Tião foi eleito senador duas vezes, para as legislaturas de 1999-2005 e 2006-2011. Em 2010 renunciou para assumir o governo do Estado.

Atualmente no cargo de deputado federal, Márcio Miguel Bittar começou a carreira política como deputado estadual do Acre pelo PMDB nas eleições de 1994. Quatro anos depois, foi eleito deputado federal e, durante esse mandato, mudou de partido e foi para o PPS. Voltou ao Legislativo só em 2010, já filiado ao PSDB, como o deputado federal mais votado no Acre naquele ano. Bittar ainda concorreu - e perdeu - a senador em 2002, prefeito de Rio Branco em 2004 e governador do Acre em 2006.

O "Esperançômetro", ferramenta de avaliação contínua dos Estados do UOL, no Acre aponta a segurança pública como o setor que os internautas mais desejam melhorias no Estado, seguida do atendimento de saúde e da qualidade do ensino.

No programa de governo, Tião Viana se propõe a reorganizar as unidades operacionais da Polícia Militar. Já Bittar promete em seu plano de governo a implantação de um programa de segurança nas escolas em parceria com a Polícia Militar e instituições da sociedade civil.

Tião Viana
  • Partido: PT
  • Nascimento: 09/02/1961, em Rio Branco (AC)
  • Ocupação: Governador
  • Vice-governadora: Nazareth Lambert (PT)
  • Coligação: Frente Popular do Acre (PDT / PRB / PT / PSL / PTN / PSDC / PHS / PSB / PRP / PEN / PPL / PC do B / PROS / PTB)
Fonte: TSE

Márcio Bittar
  • Partido: PSDB
  • Nascimento: 28/06/1963, em Franca (SP)
  • Ocupação: Deputado federal
  • Vice-governadora: Antonia Rojas Sales (PMDB)
  • Coligação: Aliança por um Acre Melhor (PMDB / PSDB / PT do B / PSC / PTC / PPS / PR / SD / PP / PSD)
Fonte: TSE

Raio-X das Eleições

Arte/UOL

Veja a votação em presidente e governador no 1º turno e como ficou a composição do Congresso

Clique para ver

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos