Renan Filho (PMDB) vence em AL e é o governador mais jovem eleito no país

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

  • Reprodução/Facebook

    Renan Filho (PMDB) durante votação em Alagoas

    Renan Filho (PMDB) durante votação em Alagoas

O deputado federal Renan Filho (PMDB) foi eleito neste domingo (5) o novo governador de Alagoas. Ele vai substituir Teotonio Vilela Filho (PSDB), que está à frente do Estado desde 2007. A três dias de completar 35 anos, Renan Filho é o candidato a governo estadual mais jovem a vencer a eleição em 2014. Renan Filho teve 670.310 votos (52,16%).

Ele derrotou o senador Benedito de Lira (PP), o Biu, que foi o seu principal adversário na disputa. Ele também deixou para trás Júlio Cezar (PSDB), Mário Agra (PSOL), Coronel Goulart (PEN), Golbery Lessa (PCB), Joathas Albuquerque (PTC) e Luciano Balbino (PTN). Renan Filho apoiou Fernando Collor de Mello (PTB) para o Senado. Collor se elegeu neste domingo. 

Fonte: TSE

Apesar de ser filho do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), o governador eleito fez toda sua campanha sob o mote de "renovação" na política. Para isso, deixou o pai - que não participou de nenhum ato público, mas atuou de forma intensa nos bastidores - de lado na campanha.

Antes de ser eleito, Renan Filho foi prefeito de Murici por duas vezes, entre 2005 e 2010, quando foi eleito deputado federal. Na Câmara, teve como maior destaque presidir a Comissão Especial da Lei Geral da Copa.

Eleições 2014 em Alagoas
Eleições 2014 em Alagoas

Alvo de ataques

Durante a campanha, Renan Filho liderou as pesquisas de intenção de voto desde o início e, por isso, foi o alvo principal dos ataques dos adversários, especialmente do senador Benedito de Lira. 

As principais críticas vieram pela gestão dele como prefeito de Murici -- que, apesar de ser governada por sua família há mais de duas décadas, está na lista das 150 com pior IDH (Ìndice de Desenvolvimento Humano) do país.

Na denúncia de maior repercussão durante a campanha, Renan Filho foi acusado de fraudar uma perícia de um acidente de trânsito em 31 de dezembro de 2004, que terminou com a morte do contador Mário Jorge Jacinto.

A acusação foi de Benedito de Lira. O adversário disse que a família de Renan, de forma fraudulenta, teria alterado o nome do motorista como condutor para esconder que Renan Filho dirigia o carro. A viúva da vítima chegou a chorar no programa eleitoral, acusando Renan Filho de se negar a pagar indenização.

Renan Filho teve direito de resposta e informou que processaria Lira na Justiça. Na resposta, o peemedebista apresentou documentos do processo judicial que o absolveu e apontou que a colisão foi causada pelo veículo da vítima na contramão.

Os autos também apontam que o motorista de sua caminhonete era Alberto de Arimatéia da Silva, que não foi punido. 

Desafios

O novo governador de Alagoas terá de enfrentar alguns dos piores indicadores sociais do país. Com 3,3 milhões de habitantes, o Estado registra o maior índice de homicídios do Brasil, com taxa de 64,6 mortes por 100 mil habitantes, segundo dados do Mapa da Violência 2014, do Instituto Sangari. A média nacional é de 29.

Renan Filho afirmou, em seu programa de governo registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que pretende implantar um modelo de gestão da segurança comunitária no Estado, integrar as instituições de segurança e fazer parceria com as prefeituras.

Alagoas tem também o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil -- 0,631 -- entre todos os Estados. O plano de Renan Filho não cita nada sobre como melhorar o índice.

O Estado também se destaca pelo alto índice de analfabetismo, quase o triplo da média nacional. Em Alagoas, 19,4% das pessoas com dez anos ou mais não sabem ler ou escrever, enquanto no país essa média é de 7,7%. Também na educação, o Estado tem o pior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em todos os níveis de ensino.

Para a educação, Renan Filho diz que vai implantar um novo sistema para o ensino infantil e médio, universalizar o Sistema de Educação de Jovens e Adultos em Alagoas, implantar a escola de tempo integral aos jovens em situação de risco e o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos no Campo.

Esperançômetro

Segundo a enquete do "Esperançômetro", a maior parte dos eleitores apontaram a segurança pública como o que mais esperam que melhore no Estado. Na enquete "Avalie seu Estado", só alagoanos apontaram a corrupção e a saúde como os principais problemas.

Renan Filho
  • Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros Filho
  • Município de nascimento: Murici (AL)
  • Nascimento: 08/10/1979
  • Partido: PMDB
  • Vice: Luciano Barbosa (PMDB)
  • Coligação: Com o Povo Pra Alagoas Mudar (PV / PT do B / PMDB / PROS / PC do B / PSC / PHS / PTB / PSD / PDT / PT)
  • Ocupação: Deputado federal

Raio-X das Eleições

Arte/UOL

Veja a votação em presidente e governador no 1º turno e como ficou a composição do Congresso

Clique para ver

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos