Miro Teixeira (Pros) vira o deputado federal com mais mandatos na Câmara

Do UOL, em São Paulo

  • Alexandra Martins/Agência Câmara

    O deputado federal Miro Teixeira (Pros-RJ) foi eleito para seu 11º mandato na Câmara

    O deputado federal Miro Teixeira (Pros-RJ) foi eleito para seu 11º mandato na Câmara

Miro Teixeira (Pros) foi novamente reeleito neste domingo (5) no Rio de Janeiro ao receber 58.409 votos. Com a vitória, ele se torna o deputado federal em atividade com mais mandatos na Câmara Federal. É a 11ª vez que ele se elege para o cargo.

O "posto" era ocupado por Henrique Eduardo Alves, também com 11 mandatos desde 2011. Mas o líder do PMDB pode não estar no Congresso a partir de 2015, já que concorre ao governo do Rio Grande do Norte. Alves foi ao segundo turno contra Robison Faria (PSD).

O recorde na função ainda é do pernambucano Manoel Cavalcanti Novaes (1908-1992), médico que exerceu 12 mandatos consecutivos de deputado federal pela Bahia.

Aos 69 anos, Teixeira já passou por seis partidos e aderiu no ano passado ao Pros, após a malsucedida tentativa de criação do Rede Sustentabilidade, de Marina Silva.

Na época da filiação, o Pros ofereceu a disputa pelo governo do Rio, mas Teixeira desistiu porque seu nome não foi consenso na coligação entre o partido e o PSB. O Pros acabou fechando uma aliança de apoio à candidatura de Anthony Garotinho (PR), que ficou em terceiro lugar e não foi ao segundo turno no Estado.

Originário do antigo MDB (hoje PMDB), o veterano Teixeira já passou por PP, PDT, PPS e PT. O PDT foi onde permaneceu por mais tempo. Foram 23 anos desde a década de 1980, com curtas interrupções entre 2004 e 2005. Só saiu em definitivo do partido no ano passado.

Teixeira ingressou na Câmara em 1971 e só ficou fora da Casa na legislatura entre 1983 e 1987. Durante esses 42 anos, apenas se licenciou em 2003, quando se tornou ministro das Comunicações no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. É formado em direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes, no Rio.

Entre os deputados mais assíduos, durante sua função na Câmara, se posicionou contra a neutralidade da rede e o controle do governo na votação do Marco Civil da Internet, além de propor diversas emendas ao Código do Processo Civil, ainda em tramitação. Também foi um dos integrantes da CPI do Cachoeira, que investigou as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresas em 2012.

Eleições 2014 no Rio de Janeiro
Eleições 2014 no Rio de Janeiro

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos