Marina encolhe no DF, unidade da Federação que mais a apoiou em 2010

Bruno Lupion

Do UOL, em Brasília

Marina Silva (PSB), terceira colocada na corrida presidencial, recebeu 47.532 votos a menos neste domingo (5) do que nas eleições de 2010 no Distrito Federal, unidade federativa onde registrou o melhor desempenho em todo o país há quatro anos.

No primeiro turno de 2010, a acriana foi votada por 611.362 de brasilienses (42% dos votos válidos) e terminou líder no Distrito Federal, 150 mil votos à frente de Dilma Rousseff, candidata pelo PT.

Neste domingo, Marina recebeu 563.830 votos dos brasilienses (36% dos votos válidos). Terminou em segundo lugar, superada por Aécio Neves (PSDB) por uma diferença de 4.500 votos. O encolhimento do apoio marinista ocorreu em um cenário de expansão do eleitorado total do Distrito Federal, que teve crescimento de 63.736 eleitores (3,5%) de 2010 para 2014.

Muriel Saragoussi, 55, coordenadora nacional de formação da Rede Sustentabilidade, acompanhou a apuração no comitê central do PSB em Brasília, no Setor Comercial Sul, cuja fachada ainda estava ilustrada com cartazes de Eduardo Campos, candidato pelo PSB morto em um acidente aéreo em agosto deste ano.

Antes do resultado, Muriel se mantinha confiante na ida de Marina ao segundo turno. Após a apuração, atribuiu a queda do desempenho ao menor período da campanha marinista, lembrando que Campos era o candidato original da coligação. "Foi extremamente conturbado, mas continuo achando que Marina significa a melhor política que podemos ter no poder no Brasil. Vai ficar para a próxima", disse.

Muriel não pretende apoiar Dilma nem Aécio no segundo turno e sinaliza que a Rede não irá declarar voto em nenhum dos candidatos. "O voto não pertence a nenhum de nós, ele é do eleitor. Só espero que o segundo turno seja em um nível melhor que o primeiro", afirmou.

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

Rollemberg no 2º turno

O resultado ruim de Marina não levou abatimento ao comitê do PSB. Os militantes comemoram a ida do senador pessebista Rodrigo Rollemberg ao segundo turno na disputa pelo governo do Distrito Federal.

Rollemberg ficou em primeiro lugar, com 45% dos votos válidos. Jofran Frejat (PR), que assumiu a candidatura pelo DF após a renúncia do ex-governador José Roberto Arruda, vetado pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Lima, ficou em segundo lugar com 28% dos votos válidos.

Saudado por fogos de artifício, Rollemberg afirmou que seu papel é "resgatar o papel da política" como instrumento para "deixar as pessoas mais felizes". No local, uma banda tocava músicas de Creedence Clearwater Revival, U2 e Red Hot Chilli Pepers e o comitê distribuía cerveja gratuitamente aos militantes.

A eventual vitória de Rollemberg provocará mudanças no Senado. Sua cadeira será assumida pelo suplente Hélio José da Silva Lima (PSD), acusado pelo próprio Rollemberg de pedofilia. Indagado sobre qual será a qualidade da representação do Distrito Federal com a eventual posse de Hélio, Rollemberg foi lacônico: "Como é hoje, com 3 senadores".

Eleições 2014 no Distrito Federal
Eleições 2014 no Distrito Federal

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos