Líder ruralista e crítico do PT, Caiado (DEM) é eleito senador por GO

Do UOL, em Brasília

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) foi eleito para o Senado

    O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) foi eleito para o Senado

O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) garantiu neste domingo (5) a única vaga de senador em disputa nestas eleições por Goiás. Após cinco mandatos como uma das principais lideranças da bancada ruralista na Câmara, Caiado agora deve defender a bandeira do agronegócio no Senado.

O candidato do DEM conseguiu se eleger com 47,57% dos votos válidos, contra 37,52% de seu principal adversário, Vilmar Rocha (PSD). Os eleitores goianos terão de voltar às urnas em 26 de outubro para escolher entre Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB) no segundo turno da disputa pelo governo do Estado.

Caiado, 64, nasceu em Anápolis (GO) e é médico. Está na vida política desde o final da década de 1980. Em 1989, chegou a concorrer à Presidência da República pelo PSD. Foi eleito para o primeiro mandato na Câmara dos Deputados em 1990. Em 1998, voltou à Câmara, onde seguiu como deputado por quatro mandatos consecutivos desde então. Tem sido um crítico feroz ao governo federal petista.

Entre suas propostas, Caiado defende a redução da maioria penal e o endurecimento das penas para quem comete crimes, além de mais recursos para os representantes do agronegócio.

O senador eleito declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de cerca de R$ 7 milhões. Na declaração, há fazendas e áreas rurais herdadas da família, além de carros, tratores e aplicações financeiras.

Caiado foi um dos excluídos das alianças da presidenciável Marina Silva (PSB), mas um pastor da igreja da candidata chegou a fazer campanha para o deputado em Brasília.

A vitória folgada de Caiado confirma a tendência já apresentada pelas pesquisas de intenção de voto. O deputado deixou para trás Vilmar Rocha (PSD), Marina Sant'Anna (PT), Aguimar Jesuíno (PSB), Antonio Neto (PCB) e Elber Sampaio (PSOL). 

Eleições 2014 em Goiás
Eleições 2014 em Goiás

Dados socioeconômicos

Goiás tem cerca de de 6,5 milhões de habitantes, segundo estimativas da Pnad 2013 (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios). O Estado tem um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 111,2 bilhões, de acordo com dados do IBGE de 2011.

Seu índice de mortalidade infantil é de 17,7 por mil nascidos vivos, segundo dados do IBGE de 2010 --a média do Brasil é de 14,4 por mil. A taxa de analfabetismo em Goiás é de 7,3% (a média do Brasil é 8,7%).

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado é 0,735 em uma escala de 0 a 1 -- quanto mais próximo de 1, melhor o indicador. A unidade federativa é a oitava colocada no índice de todos Estados do país, segundo o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

A taxa de 44,3 homicídios por cem mil habitantes coloca o Estado na 4ª posição no Brasil, de acordo com o Mapa da Violência do Cebela (Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos).

Na enquete "Esperançômetro", do UOL Eleições, a maior parte dos internautas de Goiás afirmou que espera que melhore a segurança pública do seu Estado. Em segundo lugar, aparece o atendimento de saúde.

UOL Eleições também perguntou aos internautas qual é maior problema de Goiás. Na enquete "Avalie seu Estado", segurança pública, corrupção e saúde foram os mais votados. 

Ronaldo Caiado
  • Partido: DEM
  • Nascimento: 25/09/1949, em Anápolis (GO)
  • Ocupação: médico e deputado
  • 1º suplente: Luiz Carlos do Carmo (PMDB)
  • 2º suplente: Eladio Carneiro (PMDB)
  • Coligação: Amor por Goiás (PMDB/DEM/SD/PC do B/PRTB/PTN/PPL)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos