Hartung (PMDB) vence no ES e terá 3º mandato como governador do Estado

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/Campanha Paulo Hartung

O candidato do PMDB ao governo do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, 57, venceu neste domingo (5) a eleição no primeiro turno e terá o seu terceiro mandato à frente do Executivo capixaba. Seu principal adversário no pleito foi Renato Casagrande, 54, do PSB.

O peemedebista conseguiu se eleger com 53,44% dos votos válidos, contra 39,34% do candidato pessebista.

O partido de Hartung também venceu a disputa pela vaga de senador pelo Espírito Santo, com a eleição de Rose de Freitas, que conquistou 46,23% dos votos válidos.

Fonte: TSE

Durante a campanha eleitoral, as pesquisas indicavam que a disputa capixaba se encaminharia para um segundo turno entre Hartung e Casagrande. O duelo representaria embate entre dois ex-aliados, já que, há quatro anos, com o apoio do peemedebista, Casagrande foi eleito governador no primeiro turno.

Paulo Hartung, 57, natural de Guaçuí, a 230 km de Vitória, deixou a cidade interiorana de 30 mil habitantes para estudar na Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), onde se formou em economia. Em 1982, ele foi eleito deputado estadual, sendo reeleito para o mandato seguinte (1983-1990).

Na sequência, exerceu mandatos de deputado federal (1991-1993), prefeito de Vitória (1993-1997), senador (1999-2002) e governador (2003-2010). Também ocupou o cargo de presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Há quatro anos, Hartung deixou o Palácio Anchieta com 81% de aprovação e 72% de confiança da população, segundo amostra do Ibope (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística). O seu sucessor e ex-aliado, Renato Casagrande,obteve votação expressiva: 82,3% dos votos válidos.

Eleições 2014 no Espírito Santo
Eleições 2014 no Espírito Santo

Segurança pública em pauta

Segundo dados mais recentes do IBGE, o Espírito Santo tem população estimada de 3,8 milhões de pessoas distribuídas entre 78 municípios. De acordo com o Mapa da Violência 2014, que compila estatísticas de 2012, o Espírito Santo é o segundo Estado mais violento do país, com uma taxa de 47,3 homicídios por cem mil habitantes -- perdendo apenas para Alagoas, que tem taxa de 64,6.

Para internautas do UOL, o tema que mais preocupa o morador das cidades do Espírito Santo é justamente a segurança pública. A saúde aparece na segunda posição do ranking de problemas levantados pela ferramenta de avaliação contínua dos Estados do UOL, o Esperançômetro. Os temas se repetem quando a pergunta é sobre o que o internauta mais deseja que melhore em sua vida: segurança pública e atendimento de saúde.

Na área da segurança, a campanha de Hartung defendeu a integração entre as forças policiais e órgãos como Ministério Público e Assembleia Legislativa. O candidato também propôs a instalação de companhias da PM (Polícia Militar) nos pontos mais violentos da capital e de municípios do interior, além do fortalecimento de ações preventivas de ressocialização e do uso intensivo de tecnologia, inteligência e perícia.

Quanto à saúde, o programa abordou o desenvolvimento da gestão de custos em unidades hospitalares, assim como a melhoria da qualidade de atendimento. O peemedebista disse ainda pretender ampliar a rede complementar do SUS (Sistema Único de Saúde), estabelecendo parcerias com hospitais filantrópicos.

Paulo Hartung
  • Partido
    PMDB
  • Coligação
    O Espírito Santo pode muito mais (PMDB, PSDB, DEM, SDD, PEN, PROS, PRP)
  • Data de nascimento
    21/04/1957
  • Município de nascimento
    Guaçuí (ES)
  • Escolaridade
    Superior completo
  • Ocupação
    Economista
  • Estado civil
    Casado

Raio-X das Eleições

Arte/UOL

Veja a votação em presidente e governador no 1º turno e como ficou a composição do Congresso

Clique para ver

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos