'Jornalista do choque' bate veteranos e é eleito senador pelo RS

Do UOL, em São Paulo

  • Jefferson Bernardes/Agência Preview/Estadão Conteúdo

    Lasier Martins (centro) comemora sua eleição ao Senado pelo Rio Grande do Sul

    Lasier Martins (centro) comemora sua eleição ao Senado pelo Rio Grande do Sul

Em sua primeira disputa política e impulsionado pela longa carreira na TV, Lasier Martins (PDT), 72, bateu os veteranos Olívio Dutra (PT), 73, e Pedro Simon (PMDB), 84, e conquistou uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul. Advogado, o pedetista ficou famoso como comentarista de TV.

Com 100% das urnas apuradas, Lasier obteve 37,4% dos votos válidos. Na disputa pelo governo do Estados, José Ivo Sartori (PMDB) foi para o segundo turno com o atual governador e candidato à reeleição, Tarso Genro (PT).

Lasier tornou-se um fenômeno da internet brasileira após a publicação de um vídeo em que recebe um choque elétrico durante uma transmissão ao vivo do programa Jornal do Almoço na Festa da Uva, em Caxias do Sul, em 1996. Ele não sabia que os cachos estavam em uma vitrine "eletrificada" e chegou a ficar desacordado após a descarga elétrica. Em setembro, o candidato incorporou o meme a sua campanha.

O candidato filiou-se ao PDT em outubro de 2013 e anunciou em um telejornal que estava trocando o jornalismo pela política. Assediado por diversos partidos há algumas eleições, justificou a escolha pelos trabalhistas como uma forma de homenagear o pai, brizolista convicto.

Lasier repete o caminho da candidata ao governo pelo PP e ex-colega de empresa, Ana Amélia Lemos, eleita senadora pelo Rio Grande do Sul em 2010. Assim como o jornalista, Ana Amélia trabalhou por décadas na RBS antes de entrar para a política e alcançou o Senado em sua primeira tentativa.

Eleições 2014 no Rio Grande do Sul
Eleições 2014 no Rio Grande do Sul

No início da campanha, Lasier aparecia na frente nas pesquisas de intenção de voto, tendo como principal adversário Beto Albuquerque (PSB). O cenário mudou com a decisão de Dutra de concorrer, em maio, e teve uma nova reviravolta em agosto, quando o socialista deixou o pleito para ser vice-presidente na chapa de Marina Silva. 

O principal adversário do pedetista, no entanto, sempre foi Dutra, que aceitou voltar à cena política a fim de alavancar a candidatura de Genro ao governo do Estado.

Os dois reproduziram na campanha, em parte, o antagonismo da época em que o petista governou o estado, entre 1999 e 2003. Então comentarista da RBS, Lasier foi um dos mais ferrenhos críticos do governo Dutra, a quem acusava de ser o responsável pela saída da empresa Ford e outras companhias do Estado.

Com pouca apresentação de propostas, os candidatos passaram boa parte dos debates se enfrentando. Lasier responsabilizou Dutra pela saída da Ford e de outras empresas do Rio Grande do Sul e o petista acusando o ex-comentarista de representar o interesse de empresas e do setor privado.

Quarto Estado em termos de PIB (R$ 263,6 milhões), atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Rio Grande do Sul sofre com a estagnação econômica e tem tido dificuldade em manter o seu status na economia nacional. Entre os seus principais problemas estão os fatores climáticos, a dependência do campo e a crise nas contas públicas.

Na opinião dos internautas do UOL, a segurança pública é um dos principais aspectos que precisam ser melhorados no Estado, seguida pelo atendimento de saúde e qualidade do ensino. As opiniões foram colhidas por meio da ferramenta de avaliação contínua do UOL, o Esperançômetro.

Lasier Martins
  • Partido: PDT
  • Nascimento: 14/04/1942, em General Câmara (RS)
  • Ocupação: jornalista
  • 1º Suplente: Christopher Goulart (PDT)
  • 2º Suplente: Adilson Silva dos Santos (PEN)
  • Coligação: O Rio Grande Merece Mais (PDT / PSC / DEM / PV / PEN)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos