Em disputa apertada, Dário Berger (PMDB) é eleito senador por SC

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Dário Berger (dir.) cumprimenta eleitor durante sua campanha em Santa Catarina

    Dário Berger (dir.) cumprimenta eleitor durante sua campanha em Santa Catarina

Ex-prefeito de Florianópolis por dois mandatos, Dário Berger (PMDB), 57, foi eleito neste domingo (5) senador por Santa Catarina em uma disputa apertada com o deputado federal Paulo Bornhausen (PSB), filho de Jorge Bornhausen, ex-governador do Estado.

O peemedebista terminou com 42,82% dos votos válidos, contra 38,38% de seu principal adversário. Aliado de Berger, o governador Raimundo Colombo (PSD) também saiu vitorioso neste domingo, ao conseguir a reeleição já no primeiro turno, com 51,36% dos votos válidos.

Natural da pequena cidade de Bom Retiro (SC), na região serrana, Berger é administrador de empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina e começou sua carreira política em 1994, quando foi eleito vereador de São José (SC), na região metropolitana de Florianópolis, pelo Partido da Frente Liberal (PFL, atual DEM).

Em seguida, foi eleito prefeito do município, em 1996, e reeleito com mais de 80% dos votos. Em 2004, já no PSDB, assumiu a Prefeitura de Florianópolis, e foi reeleito em 2008 pelo PMDB. 

A campanha foi marcada por uma virada. Bornhausen, que já foi deputado estadual e federal e comandou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, levava vantagem até que viu nas últimas semanas Berger encostar e ultrapassá-lo. Na véspera das eleições, as pesquisas de intenção de voto mostravam empate técnico.

Além disso, tanto Berger quanto Bornhausen trocaram acusações e entraram na Justiça para tentar retirar do ar vídeos na internet, com conteúdos que eles consideravam ofensivos às suas candidaturas.

Bornhausen conseguiu que o vídeo com o rap "Mais de 100" fosse apagado, depois que a Justiça acatou seu argumento de que era uma afronta à honra do candidato, por imputar a ele "práticas de atos criminosos". A letra fala em mais de 100 corruptos querendo se dar bem e cita no nome de Bornhausen, além de outros candidatos ao governo e ao Senado por Santa Catarina.

Já o pedido de Berger foi negado. Ele queria a remoção de vídeo que o associava a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina sobre a instalação sem licitação de uma árvore de Natal, no valor de R$ 3,7 milhões, em 2009.
 
O Tribunal entendeu que, "embora o vídeo possa ser classificado como propaganda eleitoral de cunho negativo, não há ofensas, injúrias, calúnias ou difamações, razão pela qual não cabe à Justiça censurar internautas".

Santa Catarina

Berger representará um Estado com mais de 6,5 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deste ano, e com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 184 bilhões. Um terço da riqueza local vem da indústria e o resto do setor de serviços. 

Os índices sociais catarinenses estão entre os melhores do país. A expectativa de vida gira em torno dos 76,8 anos, enquanto a mortalidade infantil e o analfabetismo figuram entre os menores do ranking nacional.

Principais problemas

Nas enquetes "Esperançômetro" e "Avalie Seu Estado", do UOL, a maioria dos internautas de Santa Catarina diz que a segurança pública e o atendimento de saúde são motivos de preocupação e precisam ser melhorados. Os problemas relacionados às estradas aparecem em terceiro lugar. 

Dário Berger
  • Partido: PMDB
  • Nascimento: 07/12/1956, em Bom Retiro (SC)
  • Ocupação: Administrador de empresas
  • 1º suplente: Paulo Gouvêa (DEM)
  • 2º suplente: Silvânia Santos (PMDB)
  • Coligação: Santa Catarina em Primeiro Lugar (PSD, PRB, PMDB, PR, PTB, PSC, PSDC, PROS, PV, PC do B, PDT, DEM)

Eleições 2014 em Santa Catarina
Eleições 2014 em Santa Catarina

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos