Eleito senador pelo AC, Cameli (PP) já foi flagrado dirigindo embriagado

Do UOL, em São Paulo

  • Brizza Cavalcante/ Divulgação

    Gladson Cameli (PP) possui dois mandatos como deputado federal

    Gladson Cameli (PP) possui dois mandatos como deputado federal

O deputado federal Gladson Cameli (PP), 36, foi eleito senador pelo Acre com 58,4% dos votos válidos. Após dois mandatos como deputado federal, Gladson Cameli vai ao Senado pela primeira vez.

O candidato eleito do PP derrotou a também deputada federal Perpétua Almeida (PC do B), além de Roberto Duarte (PMN) e Professor Fortunato (PSOL). Cameli representará o Acre no Senado com Jorge Viana (PT) e Sérgio Petecão (PSD).

Na disputa pelo governo do Estados, o atual governador, Tião Viana (PT), vai enfrentar Márcio Bittar (PSDB) no segundo turno.

Em 31 de janeiro de 2012, Cameli foi flagrado em uma blitz de trânsito, em Brasília, dirigindo embriagado. Após o fato, Cameli soltou uma nota em que afirmava: "Em nenhum momento, usei da prerrogativa de meu mandato de deputado para obter qualquer facilidade ou benefício. [...] Reconheço que, mesmo me sentindo bem, não deveria ter dirigido. Por fim, ressalto que votei a favor da lei seca, bem como votarei a favor das alterações que tramitam na Câmara Federal".

Eleições 2014 no Acre
Eleições 2014 no Acre

Como deputado federal, Cameli propôs a aposentadoria especial a pescadores, o auxílio-transitório em casos de violência doméstica contra a mulher e a obrigatoriedade de instalação de câmeras de vídeo nas escolas públicas. Na campanha deste ano para senador, prometeu a construção de uma ponte sobre o Rio Madeira, anistia das multas ambientais a fazendeiros, a renegociação da divida de Estados e municípios e o reforço de estrutura da Polícia Federal nas regiões fronteiriças.

Formado em engenharia civil, Gladson Cameli é sobrinho do ex-governador do Acre Orleir Cameli (PP-AC, morto em 2013) e filho de Eládio Cameli, empresário dono da construtora Etam, alvo de duas denúncias no Ministério Público.

O "Esperançômetro" do UOL no Acre aponta a segurança pública como o setor que os internautas mais desejam melhorias no Estado, seguida do atendimento de saúde e da qualidade do ensino. A ferramenta de avaliação contínua dos Estados contabiliza a opinião dos internautas.

Gladson Cameli
  • Partido: PP
  • Nascimento: 26/03/1978, em Cruzeiro do Sul (AC)
  • Ocupação: Deputado
  • 1º Suplente: Mailza Gomes (PSDB)
  • 2º Suplente: Silvana Pinheiro (PP)
  • 3º Suplente: Bispo José (PSC)
  • Coligação: Aliança Por Um Acre Melhor (PMDB / PSDB / PT do B / PSC / PTC / PPS / PR / SD / PP / PSD)
Fonte: TSE

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos