Eleito no MA, Dino diz que oligarquia Sarney está 'derrotada para sempre'

Carlos Madeiro

Do UOL, em São Luís

  • Beto Macário/UOL

    Flavio Dino (PC do B) durante discurso após a vitória no Maranhão

    Flavio Dino (PC do B) durante discurso após a vitória no Maranhão

Em sua primeira entrevista após eleito, na noite deste domingo (5), o novo governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), se emocionou ao dizer que irá fazer um governo para reduzir as desigualdades do Estado.

Primeiro integrante do Partido Comunista do Brasil eleito governador no país, Dino decretou que a era Sarney está encerrada no Estado.

"Hoje viramos a página do nosso estado. Finalmente entramos no século 21. Derrotamos para sempre o coronelismo e o regime oligárquico maranhense. Vamos viver um tempo democrático e republicano", disse.

Durante a coletiva, Dino chorou por duas vezes. Uma ao dedicar a vitória às pessoas mais pobres e minorias do Estado; e outra, quando lembrou da morte do seu filho, ocorrida em fevereiro de 2012, após ser internado com uma crise de asma em um hospital particular de Brasília. 

"Superei o mais duro golpe que um pai pode superar na vida, e fiz isso para estar aqui. Fico feliz com os abraços do povo, mas falta um abraço, mas falta um (...) Acredito que cada criança que abraço é a vida do meu filho que está em jogo", afirmou.

O governador eleito também criticou a campanha de ataques que sofreu por ser integrante do partido comunista. Durante a campanha, o jornal "O Estado do Maranhão", de propriedade dos Sarney, chegou a ser condenado por publicar uma charge ofensiva. 

"Espero que nunca mais uma campanha de inspiração movida contro nosso partido. Nosso partido é democrático, legal e tem direito de existir", disse.

O governador ainda mandou um recado à população dizendo que fará um governo "humilde" e com participação popular.

"É com esse espírito comunista, socialista, que vamos governar com muita caridade, muita misericórdia. Não a misericórdia que acomoda, mas a dos revolucionários", afirmou.

Eleições 2014 no Maranhão
Eleições 2014 no Maranhão

Medidas

Dino anunciou que vai focar o governo no combate à corrupção e pretende implementar, como primeira ação, um pacote de medidas para reduzir as desigualidades sociais. As medidas devem chegar pelo menos aos 20 municípios com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado.

"Nós teremos políticas especificas e focadas nessas cidades, visando a elevação desses indicadores e melhoria na qualidade de vida. Elas terão uma atenção especial", explicou.

Após a entrevista, o governador eleito fez uma carretada até a praça Maria Aragão para comemorar a vitória com os eleitores. O local é o mesmo onde, em 2006, o então governador eleito Jackson Lago comemorou a derrota dos Sarney, em 2006.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos