Para Dilma, PSDB é 'fantasma do passado'; Aécio afirma que o governo perdeu

Leonardo Prazeres e Vinícius Segalla

Do UOL, em Brasília e Belo Horizonte

A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) trocaram críticas em discurso a militantes logo após a definição do segundo turno das eleições presidenciais neste domingo (5).

Dilma, em Brasília, afirmou que o povo não quer a volta de um "fantasma do passado", ao se referir ao partido do seu adversário. Em Belo Horizonte, o tucano afirmou que sua passagem para o segundo turno foi "uma vitória da oposição".

Dilma terminou o primeiro turno com cerca de 43 milhões de votos --em torno de 42% do total-- contra 34 milhões de Aécio, por volta de 33%.

Segundo Dilma, o povo brasileiro "não quer de volta ao que podemos chamar de fantasmas do passado, aqueles que quebraram o país três vezes". "Teremos, novamente, uma disputa com o PSDB, que governou apenas para um terço da população, abandonando os que mais precisam", disse.

A presidente afirmou ainda que os tucanos, ao se referir aos dois governos de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 1998 e de 1999 a 2002), impuseram ao país "desemprego massivo, arrocho salarial e jamais promoveram quando tiveram oportunidade políticas de inclusão social o povo brasileiro".

Aécio também fez críticas à adversária do segundo turno. "Quem venceu as eleições no primeiro turno foi o povo brasileiro. O sentimento de mudança que hoje se alastra por todo país", disse.

"Aqueles que estão no governo agora perderam. Perderam no primeiro turno, porque estão tendo um resultado muito abaixo do que esperavam, e perderam porque tiveram a chance de melhorar a vida dos brasileiros e não melhoraram". 

Para Aécio, "esse ciclo de governo tem que se encerrar em beneficio do Brasil".

Apoio de Marina

Dilma afirmou que está aberta a receber apoios políticos no segundo turno, um recado claro a candidata derrotada Marina Silva (PSB), que conquistou 21,3% dos votos válidos.

"Eu quero dizer que nós estamos abertos a receber todos aqueles que quiserem nos apoiar de braços abertos e que juntos vamos fazer uma caminhada cada vez mais forte, mais convicta pelo bem do Brasil", disse. 

Aécio também fez acenos por um apoio de Marina.

"Todos aqueles que quiserem e que puderem contribuir para esse projeto de mudança são muito bem vindos. Tenho um enorme respeito pessoal pela senadora Marina Silva (PSB), mas tanto em relação a ela quanto a outras lideranças, é preciso que nós aguardemos, que cada um tome o caminho que achar mais adequado", disse.

"Não posso me antecipar em relação a qualquer apoio, ainda não tivemos nenhum contato até agora, mas nos próximos dias essas questões vão ser tratadas", afirmou.

Em pronunciamento feito após a derrota, Marina não declarou apoio no segundo turno.

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos