Suely Campos (PP) e Chico Rodrigues (PSB) disputam 2º turno em Roraima

Do UOL, em São Paulo

  • Arte UOL

    Suely Campos (PP), mulher de Neudo Campos, e o governador Chico Rodrigues (PSB)

    Suely Campos (PP), mulher de Neudo Campos, e o governador Chico Rodrigues (PSB)

A ex-vice-prefeita de Boa Vista Suely Campos (PP) e o atual governador de Roraima, Chico Rodrigues (PSB), disputarão o segundo turno das eleições para o governo de Roraima. Suely teve de substituir às pressas o marido, Neudo Campos, depois que ele teve a candidatura barrada por ser considerado um "ficha-suja" pela Justiça Eleitoral.

Com 100% das urnas apuradas, a candidata do PP obteve 41,48% dos votos válidos, contra 37,62% de seu adversário pessebista. Na disputa pelo Senado, o vencedor foi Telmário Mota (PDT), que conseguiu se eleger com 41,24% dos votos válidos.

Fonte: TSE

A apuração dos votos para governador em Roraima foi marcada por problemas entre o sistema nacional de contabilização do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a contagem local dos votos, feita pelo TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima). 

Apesar de o TSE ter apontado a eleição em primeiro turno de Rodrigues por volta de 21h deste domingo (5), isso só aconteceu porque os votos dados a Suely não foram computados pelo sistema nacional --o placar mostra zero voto para a candidata do PP. Uma versão anterior desse texto chegou a informar a eleição de Rodrigues, informação que foi corrigida por volta das 22h10 de domingo.

Segundo a assessoria de imprensa do TRE-RR, isso porque a candidatura de Suely foi homologada apenas na quinta-feira (2) --a candidatura de seu marido foi retirada oficialmente em 12 de setembro, em razão da "ficha-suja", data em que não havia mais possibilidade de alteração dos dados no sistema nacional de apuração. Dessa maneira, os votos dados a Suely foram computados, mas não são reconhecidos pelo TSE.

Raimundo Siqueira, assessor de imprensa do TRE-RR, informou que a uma liminar garantiu a troca das imagens e dos dados nas urnas para a candidatura de Suely. Com isso, foi possível que os votos fossem computados e contabilizados pela Justiça Eleitoral do Estado, e divulgados pelo TRE de Roraima. Dessa maneira, é possível afirmar que Suely e Rodrigues disputarão o segundo turno para o governo do Estado.

Quem são os candidatos

Chico Rodrigues é formado em engenharia agrônoma com especialização em políticas públicas. Ele está na vida política desde 1981, quando foi eleito vereador da capital Boa Vista. Assumiu o governo estadual em abril deste ano, depois que José de Anchieta Jr. (PSDB) deixou o posto de governador para concorrer uma vaga ao Senado.

Antes de ser eleito vice-governador em 2010, Rodrigues foi deputado federal pelo PFL, atual DEM, entre 1991 e 2011. O candidato migrou do DEM para o PSB após ser eleito em 2010.

Durante a campanha, o pessebista teve como braço direito Rodrigo Jucá (PMDB), candidato a vice na chapa e filho do senador Romero Jucá. Rodrigues também aproveitou os cinco meses como governador para tentar criar impacto rapidamente no eleitorado. Logo ao assumir, leiloou três aeronaves do governo e disse que os recursos arrecadados seriam utilizados na agricultura.

Ele também substituiu 14 secretários e extinguiu cinco secretarias –inclusive a de Promoção Humana e Desenvolvimento, criada havia uma semana. O governador inaugurou obras, várias de mobilidade e acesso, como estradas e pontes.

Mãe de quatro filhos e avó de 12 netos, Suely é casada há 41 anos com Campos. Durante os mandatos do marido como governador, em 1997 e 2002, foi secretária do Bem-Estar Social de Roraima.

Ela também foi deputada federal entre 2003 e 2006. Durante o mandato, participou da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Exploração Sexual e votou contra a inclusão do nome de Omar Aziz, na época vice-governador do Amazonas, no relatório final.

O irmão dele, Murad Aziz, era genro de Suely e foi citado em indícios de exploração sexual de adolescentes apuradas pela Comissão. Entre 2009 e 2012, Suely ocupou o cargo de vice-prefeita de Boa Vista.

No horário eleitoral obrigatório, a coligação "Roraima Unida", encabeçada pelo PSB de Rodrigues junto a outros 19 partidos, foi a que desfrutou de maior tempo. Foram 2min51s diários de propaganda, 1min43s a mais que a principal coligação concorrente, a "Salve Roraima", liderada pelo PP de Campos. Ainda assim, foi Campos quem apareceu mais bem colocado nas pesquisas de intenção de votos até o primeiro turno das eleições.

Justiça Eleitoral

Em 12 de setembro, o TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral) indeferiu a candidatura do ex-governador Neudo Campos com base na Lei da Ficha Limpa por ele ter sido condenado por peculato (crime contra a administração pública) em segunda instância pelo TRF (Tribunal Regional Federal).

Além disso, ele havia sido condenado em 2010 pelo TCU (Tribunal de Contas da União) por não prestar contas da construção de um anel viário inacabado. O candidato ao cargo de vice-governador, Paulo César Quartiero (DEM), também teve o registro indeferido por compor a chapa de Neudo Campos.

Campos optou por indicar a mulher, Suely, como cabeça da chapa. O recurso apresentado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo candidato a vice ainda está em análise.

"O poder dos maus me impediu de ser candidato a governador em uma tremenda injustiça", disse ao anunciar a mulher como substituta.

Menor PIB do Brasil

O eleito no segundo turno vai governar um Estado com cerca de 496 mil habitantes, renda média per capita de R$ 606 e apenas 15 municípios, segundo dados do IBGE (2010).

Um dos desafios será tentar aumentar o PIB (Produto Interno Bruto) de Roraima, cuja economia é baseada principalmente na produção de arroz, soja, madeira e couro. Estimado em R$ 6,9 bilhões, o PIB representa apenas 0,17% do total nacional e é o menor entre os Estados brasileiros.

Outro problema será a dívida do governo estadual, uma das que mais aumentou no país em quatro anos. Em 2010, a dívida comprometia 4% da receita do Estado, número que passou agora para 21%. Endividado, o Estado paga prestações cada vez maiores das dívidas e compromete seu orçamento, ficando com poder menor de investimento.

Mais um índice ruim de Roraima é o de escolaridade, dois entre cinco habitantes com 25 anos ou mais que não têm nenhum grau de instrução.

Na área da saúde, Roraima é um dos Estados onde a população mais depende do atendimento público, com apenas 6,6% de seus moradores com acesso a planos privados. Entre os Estados do Norte, Roraima é o que tem menor expectativa de vida para homens e mulheres: 69,93 anos ante a média de 70,76 na região. Recentemente, o governo decretou situação de emergência na saúde do Estado dada a superlotação das unidades de saúde.

Na enquete Esperançômetro, internautas do UOL apontaram salário e atendimento na saúde como as áreas em que esperam melhorias em Roraima.

Na Enquete Avalie seu Estado, a corrupção aparece apontada pelos internautas como o maior problema de Roraima, com quase metade dos votos. Na sequência, aparecem saúde e falta de indústrias.

Chico Rodrigues
Fonte: TSE
 
Suely Campos
Fonte: TSE

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos