Após duas derrotas seguidas, José Maranhão (PMDB) é eleito senador pela PB

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

  • Divulgação

    José Maranhão (PMDB), à frente, durante campanha para o Senado pela Paraíba

    José Maranhão (PMDB), à frente, durante campanha para o Senado pela Paraíba

Depois de ser derrotado em duas disputas seguidas, o ex-governador José Maranhão (PMDB), 81, foi eleito pelos paraibanos, neste domingo (5), e estará de volta ao Senado cinco anos após sua saída do Congresso.

A única vaga ao senado em disputa no Estado foi vencida por Maranhão com 37,12% dos votos. O candidato do PMDB bateu Lucélio Cartaxo (PT), que registrou 29,93%, e Wilson Santiago (PTB), que somou 29,02%.

O senador era apontado como favorito e liderou com relativa folga todas as pesquisas de intenção de voto na Paraíba.

Na disputa pelo comando do Estado, o senador Cassio Cunha Lima (PSDB), 51, e o governador Ricardo Coutinho (PSB), 53, vão disputar o segundo turno. Cunha Lima recebeu 47,44% dos votos válidos no estado, contra 46,05% de Coutinho

Eles deixaram para trás o senador Vital do Rêgo (PMDB), que registrou 5,22%.

Quem é o candidato eleito

Maranhão usou de sua habilidade política e conseguiu apoio de políticos do PT e do PSB, que se dividiram na disputa da vaga.

Antes de vencer nas urnas, Maranhão teve de enfrentar na Justiça dois pedidos de impugnação de sua candidatura. Ambos foram negados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) -- um havia sido feito pelo Ministério Público Eleitoral e o outro, pela coligação "Uma Nova Paraíba". Eles alegavam que condenações passadas gerariam inelegibilidade. 

José Maranhão
  • Nascimento: 6/9/1933, em Araruna (PB)
  • Partido: PMDB
  • Ocupação principal: Empresário
  • 1º suplente: Nilda Gondim (PMDB)
  • 2º suplente: Roosevelt Vita (PMDB)
  • Coligação: Renovação de Verdade (PMDB)

Durante a campanha, ele disse que vai lutar pela reforma política, para acabar com a reeleição e para transformar a corrupção em crime hediondo. Defende também o financiamento público de campanhas e a fidelidade partidária.

Seis décadas na política

Aos 81 anos, Maranhão tem história antiga na política, há seis décadas. Em 1955, foi eleito deputado estadual, sendo reconduzido ao cargo nas três eleições seguintes. Foi cassado e ficou fora da política entre 1966 e 1982, quando foi eleito deputado federal.

Em 1994, foi eleito vice-governador da Paraíba, mas acabou assumindo o cargo, em setembro de 1995, com a morte de Antônio Mariz. Tentou a reeleição em 1998 e venceu com mais de 80% dos votos válidos.

Em 2002, após renunciar ao governo, disputou e venceu a eleição para o Senado pela Paraíba. Quatro anos depois, concorreu novamente ao governo do Estado, mas acabou derrotado por Cassio Cunha Lima (PSDB). Em fevereiro de 2009, após decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de afastar Cunha Lima do cargo, ele renunciou ao Senado e assumiu o governo.

Maranhão tentou a reeleição em 2010, mas foi derrotado por Ricardo Coutinho (PSB). Em 2012, tentou ser prefeito de João Pessoa, mas acabou na quarta colocação.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos