Aécio supera Serra em eleições presidenciais, mas não bate Alckmin

Do UOL, em São Paulo

  • Bruno Magalhães/Divulgação

    O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, ultrapassou a candidata Marina Silva e estará no segundo turno das eleiçõe

    O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, ultrapassou a candidata Marina Silva e estará no segundo turno das eleiçõe

O tucano Aécio Neves garantiu a vaga no segundo turno das eleições com desempenho superior ao do PSDB em 2010. Com 34% dos votos válidos, o tucano foi superado nas urnas por Dilma Rousseff (PT), com quem disputará a Presidência no próximo dia 26. O terceiro lugar ficou com Marina Silva (PSB).

O resultado confirma a polarização entre PT e PSDB, que ocorre desde 1994. Os tucanos liquidaram a fatura no primeiro turno naquele ano e em 1998, com Fernando Henrique Cardoso. Nessas ocasiões, FHC teve as votações mais expressivas nos pleitos presidenciais pós-redemocratização: 54,3% dos votos válidos em 1994 e 53% em 1998.

Nas três últimas eleições, os candidatos peessedebistas foram derrotados no segundo turno. Apenas em 2006, com Alckmin, a votação do partido foi mais expressiva do que a obtida por Aécio neste domingo (5).

Em 2006, Geraldo Alckmin obteve 41,6% dos votos na primeira rodada. Nas duas vezes em que foi candidato, Serra não conseguiu percentuais expressivos como os de Aécio e Alckmin: em 2002, teve 23,2% dos votos válidos, e em 2010 fechou o primeiro turno com 32,6%.

Entre os tucanos, o desempenho de Serra em eleições presidenciais superou apenas o de Covas em 1989. Em 1989, Covas teve 11,5% dos votos válidos e terminou a eleição em quarto lugar. No entanto, o pleito daquele ano contou com o número recorde de 21 candidatos, pulverizando os percentuais de votos dos postulantes à Presidência.

O desempenho de Aécio nas urnas merece ser comemorado pelo partido. O cenário eleitoral sofreu reviravolta após a morte do candidato Eduardo Campos, em agosto. Até o acidente, o tucano estava em uma confortável segunda posição nas pesquisas, com cerca de 20% das intenções de voto. Logo após a entrada de Marina na disputa, Aécio perdeu terreno, se recuperando apenas nas últimas semanas.

Em Minas Gerais, seu Estado natal, o tucano não tem muito o que comemorar, já que não conseguiu ganhar de Dilma Rousseff e nem ser um puxador de votos na disputa pelo governo. Diferentemente de 2010, quando o apoio de Aécio ajudou na eleição do governador Antonio Anastasia, neste ano o candidato Pimenta da Veiga perdeu já em primeiro turno para o petista Fernando Pimentel.

O desempenho dos tucanos nas eleições estaduais também sofreu revés ante 2010. Neste domingo, o partido conseguiu eleger Geraldo Alckmin (SP) e Beto Richa (PR) em primeiro turno, e vai para o segundo turno em mais cinco Estados. Nem que ganhe todas as disputas o partido vai superar o resultado das eleições anteriores, quando elegeu oito governadores.

Desempenho do PT

Já a candidata à reeleição Dilma Rousseff, apesar de ter terminado o primeiro turno na liderança, não repetiu o desempenho petista das eleições anteriores.

Com 41% dos votos válidos, a presidente ficou distante de decidir a eleição já neste domingo. Desde 2002, o desempenho dos petistas superaram o de Dilma.

O então candidato Lula conseguiu 46,4% dos vos válidos em 2002 e expressivos 48,6% em 2006. A própria Dilma não conseguiu repetir o bom desempenho da eleição passada, quando obteve 46,9%.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos