Saiba em que Estados a eleição para governador está mais apertada

Do UOL, em São Paulo

As pesquisas de intenção de voto sinalizam uma eleição para governador apertada neste domingo (5) no Ceará, no Pará e na Paraíba. Nestas três unidades da federação, os levantamentos mostram empate técnico entre dois candidatos na disputa pelo primeiro lugar.

No Ceará, o deputado estadual Camilo Santana, candidato pelo PT, tirou uma larga desvantagem e conseguiu encostar no senador Eunício Oliveira (PMDB) ao longo da campanha.

No Pará, o governador Simão Jatene (PSDB), que tenta a reeleição, enfrenta uma disputa parelha com Helder Barbalho (PMDB), ex-prefeito de Ananindeua e filho do senador Jader Barbalho (PMDB).

Na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho (PSB) está numericamente atrás do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), mas levando em consideração a margem de erro das pesquisas, a situação também é de empate técnico. Cunha Lima já governou o Estado, mas foi cassado em 2009 sob a acusação de compra de votos.

O Rio Grande do Sul, o Rio Grande do Norte e Rondônia também devem apresentar disputas equilibradas neste domingo. Os líderes nas pesquisas nos dois Estados têm uma vantagem pouco acima do necessário para não haver empate técnico.

No Rio Grande do Sul, o governador Tarso Genro (PT), em busca da reeleição, conseguiu uma virada sobre a senadora Ana Amélia Lemos, candidata do PP. O candidato do PMDB, José Ivo Sartori, corre por fora em busca de uma vaga no segundo turno.

No Rio Grande do Norte, o Ibope indica que o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), presidente da Câmara dos Deputados, está à frente do vice-governador Robinson Faria (PSD). Em Rondônia, o governador Confúcio Moura (PMDB) aparece em primeiro lugar, e o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) está em segundo.

Luta para ir ao segundo turno

Em outras três unidades federativas, o segundo turno é praticamente certo, mas a disputa pelo segundo lugar está embolada. No Rio de Janeiro, ex-governador Anthony Garotinho (PR) e o senador Marcelo Crivella (PRB) devem disputar uma vaga para enfrentar o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) em 26 de outubro.

No Distrito Federal, o ex-deputado federal Jofran Frejat (PR) e o governador Agnelo Queiroz (PT) estão tecnicamente empatados no segundo lugar, atrás do senador Rodrigo Rollemberg (PSB).

No Amapá, o governador Camilo Capiberibe (PSB) também enfrenta dificuldades para ir ao segundo turno. De acordo com o Ibope, ele está em empate técnico com o vereador de Macapá Lucas Barreto (PSD) enquanto o ex-governador Waldez Góes (PDT) lidera as pesquisas.

Segundo turno improvável

Em dez Estados, a situação é inversa. Os líderes nas pesquisas estão com ampla vantagem e devem liquidar a eleição já no primeiro turno. Entre os favoritos, estão três candidatos à reeleição: Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo; Beto Richa (PSDB), no Paraná; e Raimundo Colombo (PSD), em Santa Catarina.

Também são favoritos Fernando Pimentel (PT), ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em Minas GeraisPaulo Câmara (PSB), ex-secretário de Administração de Pernambuco; o ex-presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) Flavio Dino (PCdoB), no Maranhão; o deputado federal Renan Filho (PMDB), em Alagoas; o senador Pedro Taques (PDT), no Mato Grosso; o senador e ex-governador Wellington Dias (PT), no Piauí; e o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), no Tocantins.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos