Mulheres são maioria entre aptos a votar no Espírito Santo

Dylan Araújo

Da Agência Brasil

Eleições 2014 no Espírito Santo
Eleições 2014 no Espírito Santo

Mais de 2,5 milhões de eleitores podem votar neste domingo (5) no Estado do Espírito Santo. O número representa um acréscimo de mais de 30 mil votantes em relação às eleições de 2012. Os dados são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e mostram ainda que as mulheres são maioria, já que representam cerca de 52% do eleitorado capixaba.

Dos 2.653.536 eleitores, 303 mil votam no município de Vila Velha. Ao todo serão 7.950 urnas, distribuídas em 1.661 locais de votação. Cerca de 33 mil mesários devem trabalhar, dentre os quais mais de 6 mil são voluntários. A identificação biométrica será utilizada em 18 municípios do Espírito Santo. Para isso, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) fez o cadastramento biométrico de cerca de 220mil eleitores.

No dia 26 de setembro, 33.145 títulos de eleitores foram cancelados pela Justiça Eleitoral. A anulação do título ocorreu por falta de votação ou justificativa nas três últimas eleições.

Entre os candidatos, as disputas pelo governo do Estado e pela vaga no Senado Federal têm números idênticos. São cinco candidatos em cada pleito, com apenas uma mulher entre os postulantes. A disputa para a bancada federal tem 157 candidatos para ocupar dez vagas. Entre os atuais deputados federais, quatro não tentarão a reeleição. Já a Assembleia Legislativa do Espírito Santo tem 30 vagas, que serão disputadas por 471 candidatos. Entre eles, 26 tentam a reeleição.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos