Opinião: Tiririca revolucionou horário eleitoral com seu show de humor

Mauricio Stycer

Crítico do UOL

A propaganda eleitoral de 2014 na televisão será lembrada pelo show de humor protagonizado pelo palhaço –e deputado federal– Tiririca (PR-SP). Esta história, é preciso lembrar, começou em 2010, quando Tiririca se tornou o deputado federal mais votado no país com uma propaganda marcada pelo deboche.

Algumas mensagens daquela primeira campanha se tornaram "clássicos" da propaganda eleitoral: "Vote no Tiririca, pior do que tá não fica!". Ou: "Oi, eu sou o Tiririca da televisão. Sou candidato a deputado federal. O que é que faz um deputado federal? Na realidade eu não sei, mas depois eu te conto."

Com 1,3 milhão de votos obtidos na sua primeira eleição, Tiririca ajudou a eleger outros três deputados de sua coligação. 

Em 2014, o dublê de deputado e palhaço foi além. Eu diria que ele revolucionou o horário eleitoral gratuito destinado aos candidatos a deputado. 

Tiririca transformou o horário destinado aos candidatos de seu partido num show, sem nenhuma relação com a eleição. Apenas um espaço para diversão e humor. Primeiro com a paródia de Roberto Carlos e depois com a de Pelé. 

Com sua propaganda, Tiririca costuma ser acusado de prestar um desserviço, de ser contra a política. Discordo. Ele apenas mostrou que o horário eleitoral não pode ficar pior do que está. O que o eleitor ganha com o desfile de candidatos a deputado dizendo seus nomes e partidos na TV? Muito pouco ou nada.

Se Tiririca presta um desserviço à política, o que dizer das candidaturas que usaram fotos de agências estrangeiras para representar eleitores brasileiros? A diferença é que o deputado Tiririca não enganou ninguém, fez seu show abertamente.

O stand up de Tiririca ensina que o horário eleitoral precisa ser revisto. Precisa se tornar mais útil ao eleitor. Hoje é quase inútil. E é por isso que o show do palhaço agrada tanto.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos