Garotinho é candidato com mais processos por irregularidade eleitoral no RJ

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

Com cinco processos, Anthony Garotinho (PR) é o candidato com o maior número de ações de infração eleitoral protocoladas pela PRE-RJ (Procuradoria Regional Eleitoral) no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro. O político concorre ao governo do Estado do Rio.

O atual governador e concorrente à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), foi denunciado em três ações, sendo o segundo no ranking. Já o senador e candidato ao governo pelo PT, Lindberg Farias, tem duas ações.

No total, a PRE --órgão vinculado ao Ministério Público Federal-- enviou 16 processos para a Justiça propondo cassação de registro e inelegibilidade, além de 325 ações por propaganda ilegal. As supostas infrações ocorreram entre julho e setembro desse ano, segundo a procuradoria.

Garotinho está envolvido em três ações por abuso de poder e duas por uso indevido de meios de comunicação. Segundo a campanha do candidato, "essas ações estão fadadas ao insucesso". Os processos foram todos contestados, de acordo com a assessoria.

Já Pezão responde por abuso de poder político e conduta vedada (reajustes eleitoreiros e propaganda oficial ilícita).  A assessoria de imprensa do candidato informou que ele "recorreu dessas ações e confia em resultados favoráveis".

Lindberg tem contra si uma ação por abuso de poder em eventos de campanha considerados ilegais pela procuradoria. A assessoria de Lindberg foi procurada, mas ainda não se manifestou.

Garotinho, Pezão e Lindbergh também estão entre os dez candidatos mais autuados por propaganda irregular. O deputado federal do PR lidera a lista, com 36 representações, Pezão aparece em terceiro, com 30, e Lindbergh em sétimo, com 14.

Entre os dez candidatos mais autuados estão ainda a filha de Garotinho e candidata a deputa federal, Clarissa Garotinho (PR), também com 14 representações, e o candidato a deputado federal e filho do ex-governador Sérgio Cabral, Marco Antônio Cabral (PMDB), com 11. 

Caso condenados, os candidatos podem ter os mandatos cassados em uma eventual vitória no pleito.

Eleições 2014 no Rio de Janeiro
Eleições 2014 no Rio de Janeiro

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos