Empresário do Morumbi usa bordão de Campos para conseguir votos em favela

Guilherme Balza

Do UOL, em São Paulo

  • Guilherme Balza/UOL

    Candidato a deputado federal do PSB, Marcos Talarico fez duas versões de santinho: uma com Geraldo Alckmin e candidatos tucanos e outra com Marina Silva

    Candidato a deputado federal do PSB, Marcos Talarico fez duas versões de santinho: uma com Geraldo Alckmin e candidatos tucanos e outra com Marina Silva

"Preciso da ajuda de vocês para enfrentar as raposas da velha política." Usando o mesmo bordão de Eduardo Campos, o candidato a deputado estadual Marcos Talarico (PSB), 25, tentava convencer moradores da favela de Paraisópolis, a maior de São Paulo, a votarem nele, em meio à visita de Marina Silva à comunidade na manhã desta quarta-feira (1º).

Jovem empresário, Talarico é dono de uma agência de viagens em Perdizes, na zona oeste, e mora no Portal do Morumbi, bairro nobre vizinho a Paraisópolis. "Se você convencer dez pessoas a votarem em mim, eu me elejo. Sou aqui do bairro, lutarei pela comunidade. Não tenho nenhum parente na política. A política precisa de jovens", dizia a uma moradora enquanto distribuía santinhos.

Eduardo Campos esteve na comunidade, formada majoritariamente por migrantes nordestinos, em maio deste ano. Fez duas horas de corpo a corpo, andou em becos e vielas e visitou a escola estadual Governador Miguel Arraes, nome de seu avô. Naquela oportunidade, ainda era um desconhecido em Paraisópolis. Hoje, após sua morte trágica em 13 de agosto, é muito lembrado.

Com seus olhos azuis, Talarico se esforçava para associar sua imagem à de Campos durante a visita de Marina. "Lembra que ele começou a namorar a mulher dele aos 13 anos? Eu também estou com minha noiva desde os 13", disse o candidato, que estudou no Pio 12, colégio de elite no Morumbi, cujas mensalidades chegam a R$ 2.300.

Em uma comunidade onde, não raro, ocorrem protestos contra ações da Polícia Militar, Talarico falava aos moradores da importância de se valorizar os policiais para combater a violência.

Para ajudá-lo a afinar o discurso, Talarico tinha ao seu lado um cabo eleitoral que mora na favela. Luiz Roberto Bacellar, 31, foi empregado pelo empresário como gerente de relacionamento na SD Student Travel, agência de viagens do candidato.

Santinhos com Alckmin e Marina

Em São Paulo, a contragosto de Marina Silva, o PSB apoia o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que concorre à reeleição. O vice na chapa de Alckmin é o deputado federal Márcio França (PSB-SP), tesoureiro da campanha de Marina.

Marina rejeitou participar de atos de campanha ao lado de tucanos. Por esta razão, não embarcou no jatinho que levava Campos e assessores a Santos, no litoral paulista, onde o então candidato participaria de agenda com Alckmin não fosse o destino trágico. 

Ao longo da campanha, Marina vetou a impressão de santinhos com as imagens dela e de Alckmin juntos. Pressionada por integrantes do PSB próximos a Alckmin, a ex-senadora só teria liberado a distribuição de santinhos há alguns dias, já na reta final das eleições.

Talarico se antecipou e fez duas versões de santinhos. Em uma, aparece com Alckmin e José Serra, candidato ao PSDB ao Senado. Nesta versão, com motivos azuis e amarelos do PSDB, não aparece o nome da Marina. "Essa foi o Alckmin que fez, então não pude colocar o nome dela, entendeu?" Na outra versão, com as cores do PSB (vermelho e amarelo), aparecem apenas os nomes de Marina e do vice dela, Beto Albuquerque. 

Reprodução
Santinhos de Marcos Talarico (PSB)

Curiosamente, em sua página no Facebook, o candidato que hoje se associa a Alckmin compartilhou, em fevereiro deste ano, um meme com a foto do governador e um balãozinho com os dizeres: "Minha família tem escolta paga por você. Mas sua família vai continuar a ser assassinada no ladeirão". O ladeirão a que se refere o meme é a rua Francisco Thomaz de Carvalho, declive que separa Paraisópolis da área nobre do Morumbi, onde roubos ocorrem com frequência.

O contraste entre a favela e o bairro rico é símbolo da desigualdade social em São Paulo. Na versão vermelha e amarela dos santinhos, o candidato a deputado tenta superar as diferenças de cada lado. "Vote novo. Pobre ou rico, vote Talarico."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos