Dilma volta a criticar Marina sobre CPMF: "mentir é desvio de caráter"

Leandro Prazeres

Do UOL, no Rio

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), voltou a criticar a candidata Marina Silva (PSB) em relação aos votos que a então senadora do PT deu sobre a criação e prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira). "É muito importante que as pessoas assumam o que fazem. Errar é humano. Mentir é desvio de caráter", disse Dilma durante entrevista coletiva realizada no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (30).

A declaração da candidata Dilma Rousseff (PT) acontece a cinco dias das eleições e dois dias depois do debate realizado pela "TV Record" no qual Marina Silva disse que votou a favor da CPMF quando ainda era do Partido dos Trabalhadores. Os anais do Senado mostram, no entanto, que Marina votou contra a criação e a prorrogação da CPMF.

A CPMF era um tributo destinado à área de saúde, que vigorou até 2007, e tem causado polêmica nesta campanha. Em evento nesta tarde em São Paulo, a ex-senadora afirmou que a campanha de Dilma é "mentirosa" e que compreendeu de forma equivocada sua votação na CPMF. De acordo com Marina, a candidata à reeleição não conhece a tramitação de projetos no Congresso.

A candidata esteve no Rio para participar de dois eventos relacionados às Olimpíadas de 2016. O primeiro foi acompanhar uma visita do COI (Comitê Olímpico Internacional) ao Parque Olímpico. Esta foi a primeira vez que Dilma participou das visitas da entidade, que vem ao Brasil a cada seis meses vistoriar o andamento das obras.

O segundo evento foi um encontro promovido pelo comitê de campanha da petista com atletas e que contou com a presença do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, cartolas e dirigentes de confederações esportivas.

Foi na entrevista coletiva, no entanto, que Dilma aproveitou para disparar contra Marina, que, segundo pesquisa do Datafolha divugada no último dia 26, está em segundo lugar nas intenções de voto. "Eu acho que um presidente pode se equivocar. Um presidente é humano, ele pode errar. Um presidente pode se confundir. Só tem uma coisa que um presidente não pode fazer. Não pode mentir", disse.

"Nós levantamos que, nas duas ocasiões em que houve votação para criar a CPMF, e a votação para prorrogar a CPMF, a candidata Marina, nas duas oportunidades, votou não. E disse na minha frente, na frente de todo o Brasil, constatado pela imprensa, que ela tinha votado sim. Não é verdade, ela não votou sim", afirmou a candidata à reeleição.

Queda da bolsa

Questionada sobre a relação entre as quedas da bolsa e alta do dólar com a subida de Dilma nas pesquisas de intenção de voto, a candidata disse que ela é resultado das especulações feitas pelo mercado financeiro. "O mercado financeiro é especulação. É normal que haja especulação. Alguém está ganhando dinheiro. Que dia é hoje? 30? Estão realizando lucros", disse a presidente.

Dilma Rousseff comparou as recentes oscilações do mercado ao que aconteceu em 2002, quando o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva liderava as pesquisas de intenção de voto. "Estão especulando com a minha vitória como fizeram em outros momentos como a vitória do Lula. Eu não dou grande importância a esses fatos", afirmou a candidata.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos