No TO, Marcelo Miranda (PMDB) tem 50% e Sandoval (SD), 34%, aponta Ibope

Do UOL, no Rio

O candidato do PMDB ao governo do Tocantins, Marcelo Miranda, aparece com 50% das intenções de voto em pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (29), 16 pontos percentuais à frente do atual governador, Sandoval Cardoso (SD), que tem 34%. Em terceiro lugar, está o candidato do Pros, Ataídes Olvieira, com 2%.

Em seguida, vêm os candidatos Luís Cláudio (PRTB), com 1%, e Eula Angelim (PSOL) e Potengy (PCB), os dois com menos com 1% cada. Brancos e nulos somam 5%, enquanto 7% permanecem indecisos.

A pesquisa foi realizada com 812 eleitores, entre 24 e 29 de setembro, em 40 cidades do Estado, e foi encomendada pela "TV Anhanguera Tocantins". A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo nº TO-00039/2014.

No último levantamento realizado pelo Ibope no Estado, divulgado no último dia 11, Miranda aparecia com 48% das intenções de voto e Sandoval com 33%. Ataídes Oliveira obteve o mesmo resultado, enquanto Luís Cláudio, Eula Angelim e Potengy tinham menos de 1%. Brancos e nulos somaram 6% e 10% não souberam ou não opinaram.

Segundo turno

A pesquisa realizou uma simulação de segundo turno entre Marcelo Miranda e Sandoval Cardoso e apontou que o peemedebista tem 52% das intenções de voto enquanto o membro do Solidariedade tem 34%.

Neste cenário, brancos e nulos representam 5%, e 8% não sabem ou não responderam.

Rejeição

No mesmo levantamento, a maior rejeição registrada foi a de Sandoval Cardoso, com 22%.

Depois dele, aparecem Marcelo Miranda (19%), Potengy (13%), Eula Angelim (12%), Ataídes Oliveira (11%) e Luís Cláudio (11%).

Avaliação

O governo de Sandoval Cardoso foi avaliado como positivo (ótimo ou bom) por 45% dos entrevistado, como regular por 26%, e como negativo (ruim ou péssimo) por 20%. Pessoas que não souberam ou não responderam representaram 9% do total.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos