'É factoide', diz Dilma sobre pedido de dinheiro a Paulo Roberto Costa

Leandro Prazeres

Do UOL, em Riacho Fundo (DF)

A presidente da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), rebateu as informações contidas na reportagem publicada na edição deste sábado (27) pela revista "Veja".

A reportagem diz que o ex-ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, pediu R$ 2 milhões ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, para a campanha de Dilma à Presidência em 2010.  A candidata qualificou a reportagem como ´factoide pré-eleitoral'.

"Eu quero dizer isso é um factoide da revista Veja. Factóide esse que a revista Veja costuma colocar em suas páginas nas vésperas da eleição. A minha campanha tinha um tesoureiro que se chama deputado José di Filipi. Foi ele que apresentou minhas contas para o Tribunal Superior Eleitoral, assinou-as, arrecadou, prestou contas e teve as contas aprovadas. O resto é factoide pré-eleitoral da revista 'Veja'", disse a candidata durante uma entrevista coletiva realizada na manhã deste sábado (27) na cidade-satélite de Riacho Fundo, no Distrito Federal. 

Denúncia

Segundo a "Veja", Costa fez a revelação durante o depoimento no processo de delação premiada, no fim de agosto, com a Justiça do Paraná, para tentar reduzir sua eventual pena em caso de condenação no caso da Operação Lava Jato.

À "Veja", Palocci negou a acusação e disse que não cuidava de aspectos financeiros da campanha. Ex-ministro da Fazenda, ele não era exatamente um tesoureiro, mas tinha contatos frequentes com o empresariado para angariar apoio à campanha.

Segundo a revista, Costa não detalhou se a contribuição acabou sendo feita e por quem, mas disse que Palocci não o procurou mais depois disso. A reportagem também afirma que o pedido foi encaminhado ao doleiro Alberto Youssef, também preso na Lava Jato e que negocia delação premiada. De acordo com a publicação, Costa relatou que os R$ 2 milhões sairiam da "cota do PP" na Petrobras. (Com Folha de S.Paulo)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos