Justiça Eleitoral de Mato Grosso aceita candidatura de Janete Riva (PSD)

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook

    Janete Riva (PSD) substitui o marido, José Riva (PSD), barrado pela Ficha Limpa

    Janete Riva (PSD) substitui o marido, José Riva (PSD), barrado pela Ficha Limpa

O TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso) aceitou nesta quinta-feira (25) a candidatura ao governo do Estado de Janete Riva (PSD).

O plenário do tribunal deferiu o registro da candidata, que entrou com um pedido de substituição no lugar do seu marido, o deputado estadual José Riva (PSD), barrado pela Lei da Ficha Limpa.

Na decisão, os juízes entenderam que a candidatura de Janete cumpre com todos os requisitos da lei eleitoral, e que ela pode concorrer e ser eleita no pleito que acontece no próximo dia 5 de outubro.

José Riva teve a candidatura barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no último dia 12. Por unanimidade, os ministros entenderam que ele está inelegível, com base em uma condenação por improbidade administrativa pela Justiça de Mato Grosso.

O deputado responde a mais de cem processos judiciais e possui condenações em colegiado do Tribunal de Justiça do Estado. Ao TSE, a defesa do candidato alegou que não foram cumuladas as condenações por enriquecimento ilícito e dano ao erário em uma mesma sentença, fato que geraria a inelegibilidade nas eleições deste ano.

Janete está em terceiro na disputa

O senador Pedro Taques (PDT) lidera a corrida eleitoral pelo governo de Mato Grosso, com 44% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada hoje

Em segundo lugar, Lúdio Cabral (PT), aparece com 26% das intenções de voto, e Janete Riva (PSD) tem 9%.

Brancos e nulos somam 9%, e 10% não sabem ou não responderam

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos