Deputado condenado por improbidade paga claque de Aécio em Uberaba (MG)

Vinícius Segalla

Do UOL, em Uberaba (MG)

O candidato a presidente da República Aécio Neves (PSDB) cumpriu agenda de campanha nesta quarta-feira na cidade de Uberaba, em Minas Gerais. Ele foi em carreata até o centro da cidade, onde andou por calçadões e fez o corpo-a-corpo com os eleitores.

Das cerca de 200 pessoas que acompanharam o candidato, porém, pelo menos metade não estavam ali pela simpatia que nutrem pelo tucano, e sim pelo pão de cada dia. Eram funcionários contratados pelo comitê de campanha do deputado federal e candidato à reeleição Marcos Montes (PSD-MG), que também foi prefeito de Uberaba, por dois mandatos (1997-2000 e 2001-2004). 

O deputado já foi condenado em ação civil pública por improbidade administrativa, mas recorre da decisão. A Justiça determinou suspensão dos direitos políticos por oito anos, ressarcimento ao erário e pagamento de multa. Foram constatadas irregularidades em contratação sem licitação de uma empresa de consultoria. O parlamentar apelou em segunda instância, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que manteve a condenação, mas retirou o pagamento de multa das penas. Atualmente, Montes recorre da condenação no STJ (Superior Tribunal de Justiça), e teve sua candidatura deferida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Durante a caminhada de Aécio em Uberaba nesta quarta, os cabos eleitorais de Montes estavam todos uniformizados e portando bandeiras. Umas das profissionais, que pediu para não ser identificada, afirmou ser contratada por dois meses do comitê de Marcos Montes. "A gente ganha um salário mínimo por mês, mas não trabalha todo dia, não é tão ruim", disse.

A agenda de Aécio em Uberaba teve início às 11h, no aeroporto da cidade. O candidato partiu de lá em carreata até o centro, onde caminhou pelos calçadões. Por volta das 13h, entrou em um veículo BMW com placa de Uberaba e foi embora. Já seus apoiadores, foram a pé até o comitê de Marcos Montes na cidade. Antes disso, receberam copos de água. "Temos que ir para o comitê, parece que vão pagar almoço lá", disse uma das contratadas.

A assessoria de comunicação do deputado Marcos Montes confirmou a contratação dos cabos eleitorais, e informou que tudo está registrado nas contas de campanha. Sobre a condenação por improbidade, afirmou que o assunto ainda está sendo discutido na Justiça, e que a candidatura de Montes é legítima e completamente dentro da lei.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos