Lula, animador de militância e comissionado engrossam campanha do PT em SP

Leandro Prazeres

Do UOL, em Guarulhos (SP)

  • Leandro Prazeres/UOL

    Fabrício Rodrigues, funcionário público da Prefeitura de Guarulhos, afirma ter tirado férias do emprego para participar da campanha de Alexandre Padilha (PT)

    Fabrício Rodrigues, funcionário público da Prefeitura de Guarulhos, afirma ter tirado férias do emprego para participar da campanha de Alexandre Padilha (PT)

Com o PT em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para o governo de São Paulo, o comitê de campanha do candidato Alexandre Padilha (PT) está usando atores e funcionários comissionados de prefeituras petistas para engrossar a militância na reta final das eleições em comícios na região da Grande São Paulo.

Na tarde desta terça-feira (23), a Praça 8 de Dezembro, em Guarulhos, lembrava o Carnaval de Recife ou Olinda. Militantes com bandeiras se misturavam a três bonecos de aproximadamente dois metros e meio de altura que imitavam Lula, Padilha e Dilma Rousseff. O comício desta terça-feira (23) é o primeiro de uma série de atividades envolvendo Lula e Padilha nesta semana. Amanhã, a dupla estará junta novamente em uma caminhada em Mauá e um comício em Santo André. 

A "alma de Lula" se chama Fabrício Rodrigues, 25. Ele diz trabalhar como funcionário público comissionado na Prefeitura de Guarulhos, comandada pelo PT. "Estou há dois anos e meio na prefeitura. É cargo comissionado, de confiança", diz Fabrício.

Membro do movimento da juventude do PT, Fabrício diz que não está recebendo dinheiro para atuar na campanha de Padilha. "Sou militante, não recebo nada. Trabalho no orçamento participativo da Prefeitura", diz.

Fabrício diz que "carregar Lula nas costas" não é tão difícil, pois o boneco pesa aproximadamente cinco quilos. "Não é pesado, mas a gente sua bastante. Acho que sua tanto quanto um trabalhador que vai todos os dias para o trabalho", diz Fabrício, em tom engajado.

Questionado sobre como conseguiu tempo livre para militar no horário de expediente, ele se apressou em responder. "Estou das férias desde o dia 8, cumpri meus compromissos, tinha férias na casa, do dia 8, só retorno depois das eleições", disse.

Animador desanimado

Se Fabrício diz ter razões ideológicas para ser a  "alma de Lula", Douglas  Jesus, 19, não tem tanta sorte. Estudante de Artes Cênicas em Guarulhos, ele foi recrutado para trabalhar distribuindo material de campanha. Sua desenvoltura com o público, no entanto, o "promoveu" para o papel de "animador de militância".

"Me disseram: 'Olha, você tem talento de animar', e aí me colocaram nessa posição. Eu danço, eu canto, sempre tento trazer a galera dos bonecões pra minha 'vibe'. Em geral, a galera entra", diz.

Apesar de ser o responsável por deixar os militantes com as emoções afloradas durante os comícios, Douglas admite que não tem o menor entusiasmo político quando o assunto é política.

"Poxa, é difícil [animar petistas]. Deixa eu ver um jeito de falar… eu não sou nada. Sou totalmente fora do meio de política, eu animo porque eu curto, mas em relação à campanha, por mim eu estaria longe", disse Douglas.

"Meu trabalho é vir animar, de uma boa forma, mas de questão política, eu não me declaro", completa.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos