Ibope Rio: Pezão tem 29%, Garotinho registra 26% e Crivella, 17%

Do UOL, no Rio

Pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira (23) pelo Ibope aponta que o o atual governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) aparece com 29% das intenções de voto na disputa do governo do Rio de Janeiro. Em seguida, no levantamento, vem deputado federal Anthony Garotinho (PR), com 26%. É a primeira vez que Pezão aparece numericamente à frente de Garotinho. No entanto, como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Na sequência, aparecem o senador Marcelo Crivella (PRB), com 17%, e Lindberg Farias (PT), com 8%.

Na quinta colocação, o candidato Tarcísio Motta (PSOL) soma 2% das intenções de voto. Dayse Oliveira (PSTU) obteve 1%, e Ney Nunes (PCB), menos de 1%. Os votos em branco ou nulos somam 10%, e 7% não souberam informar ou não responderam.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores, entre os dias 18 e 23 de setembro. A pesquisa foi registrada no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) sob o número RJ-00044/2014 e custou R$ 133.933,80. 

No levantamento do instituto divulgado no último dia 9, Garotinho tinha 26% do votos, um ponto percentual a mais que Pezão (25%). Os dois também estavam tecnicamente empatados.

Segundo turno

O Ibope avaliou três cenários de uma possível disputa no segundo turno. Se o cenário fosse entre Garotinho e  Pezão, o atual governador do Estado teria 43% dos votos, contra 33% para Garotinho. Nesse caso, 18% dos entrevistados votariam branco ou nulo, e 6% não sabem ou não responderam.

O instituto analisou um novo cenário: Pezão e Crivella. Concorrendo com o candidato do PRB, Pezão teria 41% contra 33% de Crivella. Brancos ou nulos seriam 18%, e 7% não sabem ou não quiseram responder.

Na disputa entre Garotinho e Crivella, o candidato do PR teria 34% das intenções de voto, enquanto o senador do PRB teria 36%. Brancos e nulos seriam 23%, e 7% não sabem ou não quiseram responder.

Rejeição

Segundo a pesquisa, Garotinho tem a maior rejeição entre os eleitores: 39% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum. Lindberg têm taxa de rejeição de 18%, seguido por Pezão, com 16%. A rejeição a Crivella é 12%.

Ney Nunes tem 11% de rejeição, seguido por Dayse Oliveira, com 10%. O candidato com a menor rejeição é Tarcísio Motta, com 9%. Já 14% dos entrevistados não sabem ou não opinaram, e 9% poderiam votar em todos os candidatos.

Avaliação

O mesmo levantamento do Ibope identificou que o governo do Rio de Janeiro é avaliado como regular por 38% dos entrevistados. Já 31% das pessoas ouvidas na pesquisa consideram o governo ótimo ou bom. A avaliação positiva é três pontos percentuais maior que a apontada no dia 9, pelo mesmo instituto.

Já a avaliação do governo de Luiz Fernando Pezão (PMDB) como ruim ou péssimo foi de 19%. Entre os entrevistados da pesquisa desta terça, 11% não souberam ou não responderam.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos