Aldeia em Alta Floresta D'Oeste (RO) recebe campanha sobre voto consciente

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/TRE-RO

    Moradores da aldeia de São Luiz fazem votação simulada com urna eletrônica

    Moradores da aldeia de São Luiz fazem votação simulada com urna eletrônica

A aldeia indígena São Luiz, na cidade de Alta Floresta D'Oeste (a 541 km de Porto Velho), recebeu a visita de servidores da Justiça Eleitoral do Estado na campanha "Vote Certo, Vote Consciente". 

Localizada na terra indígena Rio Branco, a aldeia reúne quatro etnias distintas. Os moradores foram orientados sobre a importância de não venderem o voto em troca de "regalias" e também puderam participar de uma votação simulada com urna eletrônica.

A prática é importante, segundo a Justiça Eleitoral, para eles se familiarizem com o equipamento antes do primeiro turno das eleições.

As crianças também participaram das atividades por meio de brincadeiras com gibis e vídeos sobre o funcionamento das eleições e do voto limpo. Segundo o TRE-RO (Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia), estão aptos a votar nas eleições em outubro 1.605 indígenas. Em três aldeias, nas cidades de Guajará Mirim e Alta Floresta, o transporte das urnas será feito por barco e helicóptero.

Os eleitores indígenas votarão em dez seções e fazem parte das aldeias Suruí, Cinta Larga, Tupari, Karitiana, Gavião e Oronao. Metade das seções eleitorais terá a participação de mesários indígenas.

Os indígenas que votarão pelo sistema biométrico serão apenas aqueles com domicílios em municípios –no caso, Guajará-Mirim e Porto Velho– que já contam com essa tecnologia de identificação do eleitor pelas digitais.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos