No Pará, nenhum preso provisório poderá votar nas eleições 2014

Do UOL, em São Paulo

No Pará, nenhum dos 5.141 presos provisórios poderá votar nas eleições dos dias 5 (1º turno) e 26 de outubro (2º turno). Foi o que informou o TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Estado) nesta sexta-feira (19).

Segundo um levantamento realizado pelo órgão, o número de presos com a documentação regular no Estado é insuficiente para instalar uma seção eleitoral especial nas unidades prisionais. São necessários ao menos 50 eleitores aptos a votar --com a situação eleitoral em dia-- para a instalação de uma urna eletrônica em uma casa penal.

A determinação é imposta pela resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nº 23.399, de abril de 2014. A exigência é maior que na eleição de 2010, quando era necessário que apenas 30 presidiários de uma mesma unidade prisional manifestassem interesse em votar para que fosse autorizada a seção eleitoral.

O voto para os presos provisórios, de acordo com a lei eleitoral, não é obrigatório. Já os detentos sentenciados têm os seus direitos políticos cassados --de votarem ou de se candidatarem a qualquer cargo público-- enquanto estiverem cumprindo pena.

Na eleição de 2010, no Pará, apenas o Presídio Estadual Metropolitano teve seção especial, como são chamadas as urnas instaladas nas cadeias. Apenas 20 detentos participaram do processo eleitoral. (Com informações da Agência Pará de Notícias)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos