Ibope: Em SC, Raimundo Colombo (PSD) tem 49% e Paulo Bauer (PSDB), 17%

Do UOL, em São Paulo

O atual governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), continua a liderar a corrida eleitoral no Estado, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (17).

As intenções de voto em Colombo subiu seis pontos percentuais em relação ao último levantamento, em agosto. --ele saiu de 43% para 49%. Em segundo lugar, aparece Paulo Bauer (PSDB), que oscilou para baixo dentro da margem de erro, passando de 19% para 17%, seguido por Cláudio Vignatti (PT), que manteve os mesmos 7%.

Já os candidatos Afrânio Boppré (PSOL),  Gilmar Salgado (PSTU), Janaina Deitos (PPL) e Elpídio Neves (PRP) têm 1% cada. Marlene Soccas (PCB) não pontuou.

Votos brancos e nulos somam 7%. Os eleitores que não sabem ou não responderam à pesquisa totalizaram 17%.

Somados, os adversários de Colombo teriam 28% das intenções de voto, o que seria insuficiente para garantir a reeleição do governador ainda no primeiro turno, no próximo dia 5 de outubro.

O Ibope simulou um eventual segundo turno entre Colombo e o candidato tucano. Neste cenário, o governador venceria por 56% a 22%. Brancos e nulos somaram 8%. Não quiseram ou não souberam responder 14% dos entrevistados.

O levantamento, encomendada pelo "Grupo RBS", ouviu 1.008 eleitores em 55 cidades catarinenses entre 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os protocolos SC-00024/2014 e BR-00660/2014.

Disputa no senado

O candidato do PSB, Paulo Bornhausen, aparece com 25% das intenções de voto na disputa ao cargo de senador no Estado. Na sequência, aparece Dário Berger (PMDB), que registrou 22%, e Milton Mendes (PT), com 7%.

Sargento Amauri Soares (PSOL) tem 3% das intenções de voto e a professora Junara Ferraz (PRP), 3%. Os candidatos do PMN, Alan Alves Moreira, e do PSTU, Rosane de Souza, registraram 2%, cada. 

Votos brancos e nulos somam 9%. Os que não souberam ou não responderam totalizam 27%.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos