Dilma, Aécio e Marina gastam o equivalente a 1.600 casas populares

Marcelo Freire

Do UOL, em São Paulo

Os três candidatos à Presidência da República mais bem colocados nas pesquisas, Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB), já gastaram mais de R$ 103 milhões na campanha eleitoral deste ano, o equivalente a quase 1.600 unidades do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Só a petista gastou mais da metade desse total.

Os valores estão da segunda parcial da prestação de contas, divulgada no sábado (6) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Dilma, que busca a reeleição e está em situação de empate técnico com Marina nas pesquisas, gastou até agora R$ 53,8 milhões. Depois vem Aécio (R$ 34,9 milhões), seguido por Marina (R$ 15,1 milhões).

O valor médio de uma unidade habitacional do Minha Casa, Minha Vida --que beneficia famílias de todo o Brasil com renda mensal de até R$ 1.600-- é de R$ 65 mil.

Para chegar ao total gatos por cada campanha, foram somados os custos dos próprios candidatos e de seus respectivos comitês financeiros. No caso da Marina, que ainda não possui despesas registradas em seu nome, os custos reportados pelo candidato Eduardo Campos, morto em acidente aéreo no mês passado, foram adicionados à conta.

Os outros oito candidatos à Presidência --Eduardo Jorge (PV), Pastor Everaldo (PSC), Eymael (PSDC), Luciana Genro (PSOL), Zé Maria (PSTU), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO)-- somam R$ 3,56 milhões em despesas, equivalente a 3% dos gastos de todos os presidenciáveis (R$ 107 milhões).

A maior parte desse valor (R$ 2,3 milhões) foi gasto por Eduardo Jorge; Rui Costa Pimenta está no outro extremo, tendo destinado apenas R$ 10.450 à campanha.

Campanhas gastam
107

milhões de reais

é o valor total dos gastos dos presidenciáveis

103

milhões de reais

é quanto gastaram Dilma Rousseff, Aécio Neves e Marina Silva

65

mil reais

é o valor médio de uma unidade do programa Minha Casa, Minha Vida

1.596

casas

poderiam ser construídas com a verba somada de Dilma, Aécio e Marina

Propaganda domina orçamento

Grande parte dos custos dos três presidenciáveis mais bem colocados é destinada à execução de propagandas eleitorais para TV e rádio, vistas como fundamentais para conquistar votos de eleitores indecisos.

Dilma, por exemplo, utilizou R$ 25 milhões --46% do que gastou até agora-- para a produção de programas de rádio, televisão ou vídeo. O montante foi pago à empresa Polis Propaganda & Marketing, do marqueteiro João Santana, responsável pelas campanhas eleitorais do PT. Com 11 minutos e 24 segundos, Dilma tem o maior tempo entre os candidatos para se apresentar na TV e no rádio.

Aécio, por sua vez, gastou pelo menos R$ 6,98 milhões (19% do orçamento) com esse mesmo tipo de despesa --o tucano conta com quatro minutos e 35 segundos de propaganda eleitoral. Marina Silva, que dispõe de dois minutos e três segundos no horário político, utilizou R$ 2,79 milhões (18% dos seus custos) para essas despesas.

Entre os outros custos, destacam-se a encomenda de pesquisas e testes eleitorais, além da produção e impressão de material publicitário, como faixas, panfletos, placas e cavaletes. No caso de Aécio, o candidato do PSDB também se concentrou nas atividades de militância e mobilização de rua, destinando R$ 2,4 milhões para esse fim.

Os comitês e as contas dos presidenciáveis também repassam doações a outros candidatos de suas respectivas coligações, que aparecem na prestação enviada ao TSE. A reportagem, no entanto, descontou esses valores do montante total por não considerar os repasses como gastos efetivos na campanha.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos