Ibope no Rio: Garotinho tem 26%, Pezão tem 25% e Crivella, 17%

Do UOL, no Rio

  • arte UOL

Pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira (9) pelo Ibope aponta que o deputado federal Anthony Garotinho (PR) aparece com 26% das intenções de voto na disputa do governo do Rio de Janeiro. Em seguida, no levantamento, vem o atual governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 25%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Na sequência, aparecem o senador Marcelo Crivella (PRB), com 17%, e Lindberg Farias (PT), com 9%.

Na quinta colocação, o candidato Tarcísio Motta (PSOL) soma 2% das intenções de voto. Dayse Oliveira (PSTU) e Ney Nunes (PCB) obtiveram menos de 1%. Os votos em branco ou nulos somam 14%, e 6% não souberam informar ou não responderam.

O Ibope ouviu 1.806 eleitores, entre os dias 4 e 9 de setembro. A pesquisa foi registrada no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) sob o número RJ-00033/2014 e custou R$ 120.821,40. 

No levantamento do instituto divulgado na última terça (2), Garotinho tinha 27% do votos, oito pontos percentuais a mais que Pezão (19%). A pesquisa apontava Crivella com 17%, Lindbergh com 11%, Tarcísio com 3% e Dayse com 1%. Ney Nunes não pontuou.

Segundo turno

O Ibope avaliou três cenários de uma possível disputa no segundo turno. Se o cenário fosse entre Garotinho e  Pezão, o atual governador do Estado teria 40% dos votos, contra 33% para Garotinho. Nesse caso, 22% dos entrevistados votariam branco ou nulo, e 5% não sabem ou não responderam.

Na disputa entre Garotinho e Crivella, o candidato do PR teria 34% das intenções de voto, enquanto o senador do PRB teria 33%. Brancos e nulos seriam 27%, e 6% não sabem ou não quiseram responder.

Concorrendo com Lindberg Farias, Garotinho teria 35% contra 30% do petista. Brancos ou nulos seriam 30%, e 6% não sabem ou não quiseram responder.

Rejeição

Segundo a pesquisa, Garotinho tem a maior rejeição entre os eleitores: 39% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum. Lindberg têm taxa de rejeição de 18%, seguido por Pezão, com 18%. A rejeição a Crivella é 15%.

Os representantes do PSTU, do PSOL e do PCB, somados, têm 29% de rejeição. Já 16% dos entrevistados não sabem ou não opinaram.

Avaliação

O mesmo levantamento do Ibope identificou que o governo do Rio de Janeiro é avaliado como regular por 39% dos entrevistados. Já 28% das pessoas ouvidas na pesquisa consideram o governo ótimo ou bom. A avaliação positiva é cinco pontos percentuais maior que a apontada na última terça (2), pelo mesmo instituto.

Já a avaliação do governo de Luiz Fernando Pezão (PMDB) como ruim ou péssimo caiu de 24% para 19% entre os dois levantamentos. Entre os entrevistados da pesquista desta terça, 13% não souberam ou não responderam.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos