Ibope: Em SC, Raimundo Colombo (PSD) tem 43% e Paulo Bauer (PSDB), 19%

Do UOL, em São Paulo

O atual governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD) lidera a corrida eleitoral no Estado, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira.

Segundo o instituto, que ouviu 812 eleitores em 45 municípios entre os dias 25 e 27 de agosto, Colombo tem 43% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Paulo Bauer (PSDB), com 19%, seguido por Cláudio Vignatti (PT), com 7%.

Já os candidatos Afrânio Boppré (PSOL),  Gilmar Salgado (PSTU), e Janaina Deitos (PPL) têm 1% cada. Elpídio Neves (PRP) e Marlene Soccas(PCB) não chegaram a 1% cada.

Na pesquisa anterior realizada pelo instituto, em julho, Raimundo Colombo tinha 40%, Paulo Bauer aparecia com 10%, Cláudio Vignatti com 6% e Afrânio Boppré com 4%. Elpídio Neves, Gilmar Salgado e Janaina Deitos tinham 2% cada um, e Marlene Soccas figurava com 1%. 

Pela pesquisa divulgada nesta quinta, se a eleição fosse hoje, o governador seria reeleito no primeiro turno. Ainda assim, o Ibope simulou um eventual segundo turno entre Colombo e o candidato tucano. Neste cenário, o governador venceria por 46% a 24%. Brancos e nulos somaram 11%. Não quiseram ou não souberam responder 18% dos entrevistados.

A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa encomendada pelo Grupo RBS está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) sob o número SC-00022/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00442/2014.


Disputa pelo Senado

O Ibope também questionou os eleitores sobre a intenção de voto na eleição para o Senado Federal. Paulo Bornhausen (PSB) lidera a pesquisa, com 25% das intenções de voto. O peemedebista Dário Berger tem15%, enquanto Milton Mendes (PT) aparece com 7%. Rosane de Souza (PSTU) e Sargento Amauri Soares (PSOL) têm 4% cada. Professora Junara Ferraz (PRP) tem 2% e Alan Alves Moreira (PMN), 1%.

Os indecisos somam  30% e os que declaram que vão votar em branco ou nulo são 13%.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos