Em 1º ato público no Rio, Dilma almoça com Garotinho em restaurante a R$ 1

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

  • Hanrrikson de Andrade/UOL

    A presidente e almoça com Garotinho em restaurante popular no Rio de Janeiro

    A presidente e almoça com Garotinho em restaurante popular no Rio de Janeiro

Em sua primeira atividade pública de campanha no Rio de Janeiro, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, escolheu almoçar no Restaurante Cidadão de Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, a convite do candidato do PR ao governo do Estado do Rio, Anthony Garotinho, nesta quarta-feira (27).

Garotinho, que segundo a última pesquisa Ibope lidera as intenções de voto no Estado, vai dividir o apoio da presidente com mais três candidatos: o senador Lindberg Farias (PT), o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o ministro Marcelo Crivella (PRB).

Com Pezão, Dilma já participou de um ato de campanha em julho na Baixada Fluminense, ao lado de "amigos do PMDB" --como chamou os políticos--, mas o evento não era aberto ao público. Buscando atender a todos os aliados, a cúpula nacional do PT já programa eventos com todos os postulantes ao Palácio Guanabara que apoiam a reeleição de Dilma Rousseff.

O almoço de hoje durou apenas 30 minutos. A atividade foi monitorada por fiscais do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que utilizaram smartphones e câmeras digitais para registrar a movimentação dos candidatos.

Segundo um dos funcionários da Justiça Eleitoral, que preferiu não se identificar, os candidatos "não poderiam vincular uma obra pública [a do restaurante popular] às campanhas eleitorais". O relatório deles será submetido a um juiz, que avaliará se houve ou não violação da lei eleitoral.

O restaurante popular foi construído na gestão de Anthony Garotinho, à época em que ele era governador do Rio. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, a unidade serve aproximadamente 3.800 mil refeições por dia a R$ 1 cada.

Ao fim do evento, até mesmo Garotinho, que tinha afirmado por meio de sua assessoria que falaria com a imprensa na saída do restaurante, entrou em uma van e deixou o local em silêncio.

Dilma, que chegou ao restaurante às 12h30 (com uma hora de atraso) e saiu às 13h, serviu-se com arroz, feijão, abóbora, frango e salada, mas levantou-se da mesa sem comer tudo. Acabou deixando restos de comida, além de uma tigela com sopa de legumes e um copo de suco.

Na saída, cercada por cabos eleitorais, seguranças e pessoas que estavam almoçando no momento da visita, a presidente chegou a ficar espremida em um corredor. Sua equipe de segurança tentou abrir passagem empurrando as pessoas que se aglomeravam para interagir com Dilma ou para tirar uma selfie com ela. Após alguns minutos empurra-empurra, quando um grupo de populares chegou a cair sobre uma das mesas do restaurante, Dilma enfim conseguiu deixar o local.

Ibope

Pesquisa Ibope divulgada na terça-feira (26) mostrou a ex-senadora Marina Silva (PSB) em segundo lugar na corrida presidencial, com 29% das intenções de voto. A presidente Dilma  lidera a disputa, com 34%. O senador Aécio Neves (MG), candidato pelo PSDB, caiu do segundo para o terceiro lugar e tem 19%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em uma eventual disputa entre Dilma e Marina, a candidata do PSB aparece à frente, com 45%, contra 36% da petista. Neste cenário, são 11% de indecisos e 9% de eleitores dispostos a votar em branco ou nulo. A presidente saiu do evento em Bangu sem comentar a pesquisa. (Com Agência Brasil)

Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo
Dilma Rousseff em campanha na cidade de Osasco, na Grande São Paulo, no último dia 9 de agosto, comendo cachorro-quente ao lado do candidato do PT ao governo do Estado, Alexandre Padilha

Danilo Verpa/Folhapress
Os candidatos do PSDB Aécio Neves (Presidência da República) e Geraldo Alckmin (que concorre pela reeleição ao governo de SP) comem coxinha durante caminhada na região do Brás, em São Paulo, no último dia 20

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos