Encenação ou realidade? Qual imagem os candidatos passaram no debate em SP

Do UOL, em São Paulo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), é o mais bem preparado. Paulo Skaf (PMDB) tem discurso que parece "guiado por marqueteiros" e Alexandre Padilha (PT) tem discurso pontual, mas suas falas precisam de mais 'originalidade".

Essa foi a avaliação do discurso dos candidatos ao governo de São Paulo, durante o debate promovido pelo UOL, a "Folha de S.Paulo", a rádio Jovem Pan e o SBT, realizado nesta segunda-feira (25), feita pela consultora de media training Aurea Regina de Sá.

Ela conversou com o colunista Josias de Souza e com o blogueiro Maurício Stycer, que comentaram as propostas dos candidatos diretamente dos estúdios do UOL.

Para Aurea, Alckmin mostrou credibilidade, originalidade e conhecimento. Ainda que também tenha reconhecido a evolução de Skaf, a especialista afirmou que o discurso do político ainda parece "bastante artificial".

Já as falas de Padilha são bastante plastificadas e precisam de mais "originalidade", como apontou ela, que elogiou o discurso pontual e afirmativo do petista. 

Alckmin demostrou uma evolução em seu discurso político, apontou a fonoaudióloga e doutora em linguística Claudia Cotes, ao avaliar a postura e a linguagem dos candidatos ao governo paulista. Segundo ela, enquanto Alckmin apostou no sentimentalismo, o seu principal rival Skaf partiu para agressividade. Já Padilha, na opinião da especialista, optou pelo discurso "egóico".  Ela comparou a postura de Alckmin à do presidente americano Barack Obama.

Já Emmanuel Públio Dias, especialista em marketing político da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), afirmou que foi a morte do candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB), em um acidente de avião no dia 13 de agosto, o fato que realmente levou a campanha eleitoral deste ano para o foco dos eleitores brasileiros.

"O acidente com Eduardo Campos jogou a eleição no colo do brasileiro", afirmou Públio Dias.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos