Datafolha: Dilma tem 36%, Marina, 21% e Aécio, 20%

Do UOL, em São Paulo

Marina Silva (PSB) entra na disputa eleitoral pela Presidência da República empatada com Aécio Neves (PSDB) em segundo lugar, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (18). Ela está tecnicamente empatada com o tucano levando em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos: ela tem 21% das intenções de voto ante 20% de Aécio. Dilma tem 36%.

A ex-vice de Eduardo Campos (PSB), morto em um acidente aéreo semana passada, deve ser oficializada candidata da chapa na quarta-feira (20).

O desempenho de Marina afasta a possibilidade de que a eleição seja resolvida já no primeiro turno. Ele entrou na disputa com quase o triplo das intenções de  voto de Campos (8%).

Na simulação de primeiro turno feita pelo Datafolha sem o nome de Marina --situação que seria possível caso o PSB deixasse de lançar candidatura própria-- Dilma venceria a eleição já no primeiro turno com 41% (oito pontos a mais que a soma de seus rivais). Neste caso, Aécio teria 25%.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno Marina aparece empatada com Dilma, com 47% das intenções de voto ante 43% da presidente. 

Contra Aécio, a Dilma venceria por 47% a 39% no segundo turno --vantagem maior do que a obtida pela petista na pesquisa de julho, quando a disputa estava tecnicamente empatada (44% a 40%).

Marina também tem a menor rejeição entre os três principais candidatos: 11%, ante 18% de Aécio e 34% de Dilma.

O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. A pesquisa foi contatada pela "Folha de S.Paulo", e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00386/2014.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos