Com Marina Silva, eleição para presidente tem mais mulheres

Do UOL, em Brasília

  • Folhapress/Arte/UOL

    Com Marina Silva (PSB) candidata, eleições presidenciais de 2014 terão três mulheres no páreo pela primeira vez. São candidatas ainda a presidente Dilma Rousseff (PT) e Luciana Genro (PSOL)

    Com Marina Silva (PSB) candidata, eleições presidenciais de 2014 terão três mulheres no páreo pela primeira vez. São candidatas ainda a presidente Dilma Rousseff (PT) e Luciana Genro (PSOL)

Caso Marina Silva (PSB) seja confirmada na cabeça de chapa do partido após a morte de Eduardo Campos na semana passada, o país terá a maior participação feminina nas disputas para presidente da República  no período pós redemocratização.

Marina concorrerá ao cargo com Luciana Genro (PSOL) e com a presidente Dilma Rousseff (PT). O número de mulheres disputando a Presidência representa 27% do total de candidatos. É o melhor resultado desde a disputa de 1994.

Ainda não foi definido o nome do vice que vai concorrer na chapa com Marina, mas cogita-se que a viúva de Campos, Renata, assuma a vaga. Em sua primeira fala pública após a morte do marido, Renata se colocou à disposição do partido e afirmou que a família não vai desistir do Brasil.

O irmão de Campos, o advogado Antônio Campos disse que a viúva "ainda resiste" à ideia. Lideranças do PSB indicam que a indicação de Renata na vice de Marina é consenso no partido. A sigla irá oficializar a vice de Marina na próxima quarta-feira (20).

Em 2010, a disputa presidencial já tinha tido duas mulheres com Dilma e Marina - à época filiada ao PV - na corrida ao Palácio do Planalto. Naquele ano, as duas juntas foram escolhidas por 49,5% do eleitorado no primeiro turno.

As candidatas obtiveram 67.287.793 votos no total, Dilma com 47.651.434 e Marina com 19.636.359. A petista foi eleita no segundo turno com 55.752.529 votos.

Apesar de não passar para o segundo turno, a votação de Marina foi considerada apontou o descontentamento de parte da população com os partidos que estão no governo. Nomes do PT e do PSDB estão à frente do governo federal há quase 20 anos. 

A expressiva marca de quase 20 milhões da ex-senadora em 2010 foi um dos motivos que fez o PSB formar aliança com Marina.

Outras eleições

As eleições presidenciais de 2006 também tiveram duas candidatas. Heloísa Helena (PSOL) e Ana Maria Rangel (PRP) concorreram e deixaram o primeiro turno com 7% da preferência do eleitorado. Heloísa teve o melhor desempenho com 6.575.393 votos, Ana Maria teve apenas 126.404.

Outra disputa presidencial que teve participação feminina foi em 1998. A candidata do PTN, Thereza Ruiz obteve 166.138 votos, o que representou 0,2% do total de eleitores.

Os anos de 2002 e 1994 não tiveram candidatas a presidente da República.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos