Eduardo Campos morre em acidente de avião em Santos (SP)

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

  • Alan Marques/ Folhapress

    Eduardo Campos, 49, era ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência

    Eduardo Campos, 49, era ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência

O candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, morreu aos 49 anos em um acidente de avião por volta das 10h desta quarta-feira (13) em Santos (72 km de São Paulo). A aeronave modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, vinha do Rio de Janeiro e tinha sete pessoas a bordo. O Corpo de Bombeiros confirmou que não há sobreviventes. 

De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), morreram, além de Campos, os pilotos Geraldo Cunha e Marcos Martins, o assessor de imprensa Carlos Augusto Leal Filho, o fotógrafo Alexandre Severo Gomes e Silva, o cinegrafista Marcelo Lira e ainda o ex-deputado federal Pedro Valadares Neto. 

candidata a vice, Marina Silva, não estava na aeronave. A ex-ministra do Meio Ambiente embarcaria com Campos no Rio, mas acabou viajando para São Paulo com assessores em um avião de carreira. Mais tarde, em pronunciamento à imprensa, ela se mostrou bastante emocionada e lamentou a morte do companheiro de chapa. "Durante dez meses de convivência, aprendi a respeitá-lo, a admirá-lo e a confiar em suas atitudes e ideais de vida", afirmou. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PSB tem dez dias para indicar o novo candidato a presidente.

Chovia e ventava no momento do acidente. O avião caiu entre as ruas Alexandre Herculano e Vahia de Abreu, no bairro do Boqueirão, na zona leste de Santos. Segundo o delegado da Deinter 6, de Santos (SP), Aldo Galeano, dez pessoas foram feridas na queda do avião. Inicialmente, a Santa Casa da Misericórdia de Santos havia atendido seis pessoas da região, que tiveram ferimentos leves.

Treze imóveis foram interditados pelo Corpo de Bombeiros; duas casas correm risco de desabar. Mais de 50 moradores tiveram de deixar suas residências, alguns deles retornando apenas para pegar pertences e passar a noite na casa de parentes. As equipes encontraram a caixa-preta no início da noite e fazem o trabalho de recolhimento dos restos mortais dos ocupantes da aeronave. 

De acordo com o capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o reconhecimento dos corpos deverá ser feito através de exames de DNA. Os restos mortais chegaram no final da noite ao IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo, que iniciou imediatamente o trabalho de identificação. Uma comitiva do governo do Estado de Pernambuco foi enviada à capital paulista para acompanhar o trabalho de perícia. Entre os integrantes do grupo está o dentista de Campos.

Relembre a trajetória política de Eduardo Campos

Terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, Campos, ex-governador de Pernambuco, tinha compromissos de campanha no litoral paulista nesta quarta. À tarde, ele participaria do Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos.

O avião decolou às 9h do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e pousaria na Base Aérea de Santos, no Guarujá (86 km de São Paulo). Em contato com a base aérea, o piloto parecia tranquilo e não citou falhas. No Rio, o candidato concedeu entrevistas à TV Globo e à GloboNews na noite de ontem. 

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave pertence à AF Andrade Empreendimentos e Participações Ltda. e estava com a documentação e a manutenção em dia. 

"Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente", diz em nota o brigadeiro do ar Pedro Luís Farcic, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. Segundo especialistas em aviação, é impossível atribuir apenas ao mau tempo a queda do avião

A presidente Dilma Rousseff (PT) decretou luto oficial de três dias no país e suspendeu as atividades da campanha eleitoral. Em pronunciamento na TV NBR, Dilma relembrou seu encontro com Campos no enterro do escritor Ariano Suassuna e destacou sua relação afetuosa com o candidato. "O Brasil perde uma jovem liderança com um futuro promissor", afirmou. O candidato do PSDB, Aécio Neves, também cancelou compromissos de campanha e lembrou em seu pronunciamento que seu último contato com Campos foi uma ligação para parabenizá-lo por seu aniversário. Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e outros políticos lamentaram a morte de Campos

A mulher de Campos, Renata, recebeu apenas amigos e parentes nesta quarta-feira, a quem disse: "Não estava no script". Antonio Campos, irmão do candidato, disse que o corpo do ex-governador de Pernambuco será enterrado no cemitério de Santo Amaro, no Recife. A presidente Dilma Rousseff já confirmou que irá ao enterro.

Trajetória de Campos

Eduardo Henrique Accioly Campos era casado com Renata Campos e tinha cinco filhos. Formado em economia pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), ele havia completado 49 anos no último domingo (10), Dia dos Pais -- data em que foi divulgado um vídeo com mensagens gravadas por seus filhos. Renata e Miguel, filho mais novo do casal, com apenas seis meses, estiveram ontem no Rio com o candidato e depois seguiram para o Recife.

Campos teve uma carreira de sucesso na política pernambucana, chegou a ser ministro e tentava a Presidência da República. Começou a militância política como presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia da UFPE.

Em 1986, participou ativamente da campanha que elegeu Miguel Arraes, seu avô -- morto há exatamente nove anos --, para o Governo de Pernambuco.

Arquivo pessoal

Eduardo Campos começou sua vida política seguindo os passos do avô Miguel Arraes

Clique para ver a trajetória

Ele entrou no PSB em 1990, quando foi eleito deputado estadual. Quatro anos depois, chegou ao Congresso Nacional, mas não chegou a assumir, ficando no Estado nos cargos de Secretário da Fazenda entre 1995 e 1998.

Ainda em 1998, voltou a vencer a disputa para a Câmara, sendo o mais votado do Estado (173 mil votos). Em 2002, fez campanha para o então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva. No Congresso, Eduardo Campos destacou-se como articulador do governo Lula. No ano seguinte, tomou posse como ministro de Ciência e Tecnologia..

Em 2005, Eduardo Campos assumiu a presidência nacional do PSB, onde permanecia até o acidente desta quarta-feira (13). Em 2006, numa disputa acirrada, venceu a eleição para o Governo de Pernambuco. Em 2010, disputou a reeleição e obteve a vitória no primeiro turno com mais de 82% dos votos válidos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos