Caixa-preta de avião de Campos é achada; busca por corpos continua

Do UOL, em São Paulo e em Santos

A caixa-preta do avião que transportava o candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, foi encontrada por equipes que realizam buscas no local do acidente na cidade de Santos (SP), segundo o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). O Corpo de Bombeiros continuará pela noite as buscas por corpos.

O gravador de voz recuperado contém os registros de conversas entre pilotos e o controle de tráfego aéreo. De acordo com o centro de investigação, o avião Cessna 560XL, prefixo PR-AF, tinha apenas uma caixa-preta. 

Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitão Marcos Palumbo, 45 homens trabalham na operação. Os destroços da aeronave estão espalhados por uma área de 13 edifícios no bairro do Boqueirão. Um aparelho especial de iluminação foi pedido pelo Corpo de Bombeiros para possibilitar as buscas durante a madrugada.

Os corpos encontrados estão mutilados e serão levados diretamente para o IML (Instituto Médico Legal de São Paulo), já que o IML em Santos não tem recursos suficientes para identificar os corpos.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitão Marcos Palumbo, informou que cães farejadores serão levados ao local do acidente para auxiliar nos trabalhos de busca. Até o final da tarde desta quarta-feira, nenhum dos corpos havia sido resgatado. 

As ruas Alexandre Herculano e Vahia de Abreu foram interditadas. Investigadores da Polícia Federal e da Aeronáutica estão no local e o acesso à área só é permitido para as equipes de resgate. Para chegar em casa, moradores dos prédios próximos são acompanhados por soldados da Polícia Militar. 

Sete passageiros do avião morreram

Não há sobreviventes entre os sete passageiros e tripulantes do voo. Além de Campos, os pilotos Geraldo Cunha e Marcos Martins, o assessor de imprensa Carlos Augusto Leal Filho, conhecido como Carlos Percol, o fotógrafo Alexandre Severo Gomes e Silva, o cinegrafista Marcelo Lira e ainda Pedro Valadares Neto morreram no acidente, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação), a aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, tem uma caixa-preta que pode ajudar a compreender as causas do acidente.

Seis moradores do local foram levados para o Pronto Socorro da Santa Casa de Santos com queimaduras leves. Apenas uma criança de 1 ano e meio continua internada sob observação, mas passa bem. Os outros cinco feridos já foram liberados. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos