Dinamite burla lei eleitoral e vai a inauguração de obra pública no Rio

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

O presidente do Vasco e candidato a deputado estadual no Rio de Janeiro, Roberto Dinamite (PMDB), burlou a legislação eleitoral ao ter comparecido à reinauguração da sede da SDPFT (Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma), na manhã desta terça-feira (12), na Saúde, zona portuária da capital fluminense. Segundo a legislação, "é proibido a qualquer candidato comparecer, no prazo de três meses que precedem o pleito, a inauguração de obras públicas".

Beth Santos/Prefeitura do Rio
Dinamite (de terno), que tenta o seu 5º mandato como deputado estadual, é o maior goleador da história do Vasco (705 gols). Desde 2011, é presidente do clube

Procurada pela reportagem do UOL, a PRR2 (Procuradoria Regional da República da 2ª Região) informou que "é preciso analisar caso a caso" e que não pode se pronunciar "em casos concretos". O órgão informou, contudo, que o comparecimento a inauguração de obras públicas, por parte de qualquer candidato, constitui "conduta vedada". No entanto, cabe ao procurador interpretar o fato no sentido de ajuizar ou não uma representação contra Dinamite.

O prédio --onde foi fundado, em 1898, o Clube de Regatas Vasco da Gama-- foi reformado com dinheiro da prefeitura. De acordo com a Cdurp (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio), foram investidos quase R$ 1,5 milhão.

Durante o evento, o presidente do Vasco posou para fotos ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e de outros dirigentes do clube carioca. Ao ser chamado para falar em público, Dinamite hesitou. Paes, que tinha acabado de discursar, explicou que o colega de partido poderia ter "problemas" com a Justiça eleitoral.

No entanto, a simples presença do candidato já está em desacordo com o artigo 77 da Lei 9.504/97. Uma vez denunciado ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio, o infrator pode ter o registro de candidatura ou o diploma cassado pela Justiça, em caso de punição.

Ao fim do evento, Paes deixou a sede da SDPFT e o presidente vascaíno -- que tinha chegado atrasado ao evento -- continuou no local para conhecer as instalações do espaço cultural. Ao ser abordado pela reportagem do UOL e questionado sobre o não cumprimento da lei eleitoral, Dinamite demonstrou constrangimento, mas respondeu: "Não tem problema nenhum. Não é uma inauguração. É uma reinauguração".

Em seguida, o peemedebista tentou argumentar que estava no local não como candidato a deputado estadual, e sim como presidente do Vasco. "Isso aqui é a história do Vasco. Se eu não posso estar aqui em um evento sobre a história do Vasco, quem vai estar?", disse.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos