Santander diz que texto contra Dilma "feriu diretriz interna"

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Em seu site, Santander pediu desculpas

    Em seu site, Santander pediu desculpas

Após enviar para parte de seus clientes um texto afirmando que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff irá piorar a economia do Brasil, o banco Santander publicou, nesta sexta-feira (25), um pedido de desculpas em sua página na internet  afirmando que o aviso feriu "diretriz interna" da instituição.

A nota do banco diz que o aviso "não reflete, de forma alguma, o posicionamento da instituição". O texto diz ainda que o alerta, presente em extratos de alguns clientes, "feriu a diretriz interna que estabelece que toda e qualquer análise econômica enviada a clientes restrinja-se à discussão de variáveis que possam afetar a vida financeira dos correntistas, sem qualquer viés político ou partidário".

A nota continua com um pedido de desculpas aos clientes diz que banco reitera "sua convicção de que a economia brasileira seguirá sua bem-sucedida trajetória de desenvolvimento".

O texto da nota diverge do alerta feito pelo banco a seus clientes. No comunicado a clientes do segmento 'select', que segundo o Santander, representa 0,18% do seu público, o banco expressava desconfiança em relação ao cenário econômico brasileiro em decorrências das eleições.

O alerta dizia que uma eventual subida de Dilma nas pesquisas poderia causar nova desvalorização do câmbio e subida de juros. O comitê de campanha da presidente Dilma informou que não irá se manifestar sobre o caso.

Leia a nota publicada no site do Santander:

IMPORTANTE: O Santander Brasil vem a público esclarecer que o texto enviado a um segmento de clientes, que representa apenas 0,18% de nossa base, em seu extrato mensal, e repercutido por alguns meios de imprensa hoje, não reflete, de forma alguma o posicionamento da instituição.

O referido texto feriu a diretriz interna que estabelece que toda e qualquer análise econômica enviada aos clientes restrinja-se à discussão de variáveis que possam afetar a vida financeira dos correntistas, sem que qualquer viés político ou partidário. Sendo assim, o banco pede desculpas aos clientes que possam ter interpretado a mensagem de forma diversa dessa orientação, e reitera sua convicção de que  a economia brasileira seguirá sua bem-sucedida trajetória de desenvolvimento.
Banco Santander

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos