Eleições terão Lula 'anti-Dilma', 7 Tiriricas, 3 Obamas e 5 papais noéis

Gil Alessi

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Os eleitores poderão optar pelo Barack Obama fluminense (à esq.), pelo Tiririca do Amapá (centro) e pelo Lula 'da oposição' no DF

    Os eleitores poderão optar pelo Barack Obama fluminense (à esq.), pelo Tiririca do Amapá (centro) e pelo Lula 'da oposição' no DF

Tio Lula, Mestre Lula, Lula Defensor, Lula da Van, Lula do Lava-Jato, Lula de Zé da Sopa, Doutor Lula. Esses são apenas alguns dentre os 13 candidatos nas eleições deste ano que resolveram incorporar o apelido do ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva em seus nomes de urna.

A prática, que busca atrair votos usando o nome de políticos e celebridades conhecidos, é comum no país. O levantamento foi feito com base nos dados divulgados pelo TSE nesta segunda-feira (21).

Horácio Moreira de Moura, 58, conhecido como "Lula", faz neste ano sua estreia nas urnas disputando uma vaga de deputado distrital pelo PT do B do Distrito Federal. 

Sobre o fato de ter se filiado a um partido que faz oposição ao governo do PT, ele não vê contradição: "Não sei se ele ficaria chateado, eu acho que não. Ele nem me conhece. Eu o vi uma vez de longe".

"Eu sempre fui fã do Lula. Quando as pessoas falavam mal dele, eu o defendia. Aí todo mundo aqui de Santa Maria (DF) começou a me chamar de Lula, e o apelido pegou", afirmou.

O candidato diz que, caso eleito, irá denunciar casos de corrupção independentemente do partido envolvido: "Até se fosse um caso como o mensalão. Mas acredito que o Lula não estava no meio de toda essa patifaria, não. Ele foi mal assessorado. Mas, se ele fosse [envolvido] e eu fosse deputado, denunciaria também! E aí o cristal ia quebrar, a admiração acabaria. A corrupção mata mais do que guerra". 

O Lula do DF decidiu entrar na política após convite do deputado distrital Olair Francisco (PT do B-DF), para quem já fez "muito serviço". "Ele [Olair] falou: 'Lula, você é muito popular, vou te colocar como candidato'. Não tenho muita expectativa de ganhar a eleição, vou mais para ajudar o pessoal."

Outro nome escolhido por aspirantes a político é o do deputado federal Tiririca (PR-SP). Em 2014, os eleitores poderão escolher entre o Tiririca do Amazonas, o Tiririca do Amapá, o Tiririca de Aracaju, o Jaja Tiririca, o deputado federal Tiririca (PR-SP), que busca a reeleição, entre outros homônimos do palhaço.

O "genérico" do Amapá, José Arnoudo Alves de Amorim (PPS-AP), diz que imita o Tiririca desde 1995, "na época da música 'Florentina'. Sou fã dele! É o maior palhaço que tem".

Sobre o nome, ele afirma que "é uma forma de chamar a atenção das pessoas". "Nós não temos muito dinheiro [para a campanha], e quem não tem dinheiro precisa chamar a atenção de alguma forma."

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi lembrado por três candidatos brasileiros que buscam uma vaga na Câmara Federal.

Um deles, Claudio Henrique dos Anjos (PT-RJ), diz ser um grande admirador do presidente americano e afirma que o apelido surgiu em 2010. "Eu ia disputar eleições em Belford Roxo (RJ), e tinha projetos inovadores, queria mudar a cidade. Amigos começaram a associar o meu nome ao do Obama, que também tinha a mudança como mote da campanha", diz.

"Em um primeiro momento aconteceu de as pessoas não me levarem a sério. O nome do Obama chama a atenção para que as pessoas conheçam os projetos, e as elas acabam votando nos projetos, nas ideias, não pelo nome", afirmou.

O candidato do PSDB à Presidência da Republica, Aécio Neves, também foi homenageado: os mineiros podem votar em Aécio Di Neves para deputado federal. Esse foi o nome de urna adotado por Aécio Tadeu Ferreira Santos, do PPS.

Ex-jogadores de futebol também foram homenageados no pleito deste ano. São três Pelés e um Neymar. Xuxa, a rainha dos baixinhos, foi lembrada por cinco candidatos.

Eleitores do Mato Grosso do Sul, do Ceará e do Rio Grande do Sul poderão escolher o Papai Noel nas eleições deste ano. São cinco políticos que optaram por usar o nome do bom velhinho nas urnas.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos